Febre do Rato

Febre do Rato

4 de setembro de 2012 Arte 0

 

Assisti ao filme Febre do Rato do pernambucano Cláudio Assis. Algo como o Banquete do Zé Celso encenado em preto e branco dentro de uma caixa dágua de quintal e nos mangues do Recife. No filme, o Recife que retrata o Brasil “é um inferno de brancos e negros e de todo mundo transando com todo mundo, homem com homem, mulher com mulher, mulher com homem” como define, mais ou menos com estas palavras, um dos personagens. A trama, que tem como herói um poeta carismático e seu séquito de deserdados, desfila a exclusão em versos para desaguar no pátio da truculência policial. Poesia e miséria espalham-se pelas palafitas que chafurdam às margens do Capiberibe enquanto nós, expectadores, somos atingidos com cenas de sexo em estado puro e ternura de romance de coveiro com travesti.

O Brasil terno e dilacerado do Cláudio Assis me seguiu para fora do cinema. Atravessei com ele os corredores bem iluminados do shopping pensando no impacto que ele tinha sobre este agora à minha frente. E lá ia eu, denso em medida inadequada para o domingo de pipoca e bermudas quando, diante da necessidade de ser mínimamente educado com a moça dentro do guichê do estacionamento, lembrei-me de um recurso adotado pelo jornalismo da nossa maior rede de TV. Logo após anunciar um atentado terrorista, dois assaltos a luz do dia e um atropelamento com morte e fuga, o rapaz ou a moça deixa de lado o tom grave, move a cabeça em direção a outra câmara e com um sorriso convenientemente discreto nos avisa que agora vai falar de um assunto mais leve: é claro que em seguida vem a agenda cultural! Imagino que a não ser que o filme do Assis fature alguns prêmios pelo mundo, além dos que merecidamente já levou por aqui, ele não vai entrar nessa pauta.

Sobre o autor

eduardo:

0 Comments

  1. Needed to send you a very small observation to be able to say thanks a lot yet again for the awesome pointers you've provided on this website. This has been certainly seriously generous with you to supply unreservedly precisely what a few individuals might have made available for an e book to help with making some bucks for their own end, most importantly seeing that you might have tried it in case you considered necessary. These guidelines in addition acted to become a easy way to be aware that other people have the same interest the same as my own to find out many more on the subject of this matter. Certainly there are thousands of more fun sessions in the future for people who read through your blog.

  2. watch dogs game

    21 de julho de 2013
    Responder

    That is very interesting, You are an excessively
    professional blogger. I have joined your rss feed and look forward to in search of more of your magnificent post.
    Also, I've shared your web site in my social networks

  3. total war rome 2

    21 de julho de 2013
    Responder

    Its like you read my mind! You seem to know a lot about this,
    like you wrote the book in it or something. I think that you could do with some pics
    to drive the message home a bit, but instead of that, this is fantastic blog.
    A fantastic read. I will definitely be back.

Compartilhe a sua opinião!

Seu e-mail não ficara público. Campos requeridos estão marcados com *

Deixe um comentário