Planos de fuga – Uma exposição em obras
No Centro Cultural Banco do Brasil, o CCBB, em São Paulo, a mostra Planos de fuga – Uma exposição em obras, encorpa a programação paralela à Bienal e dá um testemunho do vigor da produção contemporânea unindo artistas brasileiros e estrangeiros.
A lista de participantes inclui Carla Zaccagnini, Cildo Meireles, Claudia Andujar, Cristiano Rennó, Gabriel Sierra, Gordon Matta-Clark, Marcius Galan, Mauro Restiffe, Rivane Neuenschwander, Renata Lucas, Robert Kinmont e Sara Ramo. As obras, na sua maioria, são instalações criadas para o edifício. Oferecem visões de grande impacto sobre as relação dos artistas com as instituições, com a arquitetura e com as cidades. Sustentada por expressões particulares, é de uma impressionante solidez no conjunto, desafiando o visitante todo o tempo a sair da zona de conforto
A curadoria é assinada pelo Rodrigo Moura e pelo Jochen Volz, ambos do Instituto Cultural Inhotim de MG. Volz recentemente transferiu-se para a Serpentine, em Londres, mas, pelo jeito, deve continuar atuando forte no país. Sem dúvida, uma das melhores atrações em artes visuais em cartaz.
Fica até o dia 06 de janeiro de 2013, no CCBB, Rua Álvares Penteado, 112 – SP, Centro. Veja mais imagens.
As duas imagens acima são da grande “cortina” de Cristiano Rennó, instalada no vão central da edificação. Logo abaixo, os planos desconcertantes no ambiente concebido por Gabriel Sierra.
A imagem seguinte é do trabalho da Sara Ramo, um labirinto que ocupa o porão do edifício e conduz o visitante em movimento circular até o antigo cofre da instituição financeira.
Visitante brinca com as partículas douradas em suspensão na instalação de Sara Ramo.
Imagens acervo Radar
Compartilhe a sua opinião!
Seu e-mail não ficara público. Campos requeridos estão marcados com *