Raízes profundas e identidade local
Foi com o intuito de valorizar a produção da serra gaúcha e, ao mesmo tempo, reconectá-la às suas origens, que se desenvolveu o projeto “Identidade Cultural como Suporte para o Design na Serra Gaúcha”
Este projeto, institucionalmente suportado pelo Polo de Moda da Serra Gaúcha e a Universidade de Caxias do Sul (UCS) e com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), teve a orientação de Walter Rodrigues.
O trabalho foi dividido em duas fases. Na fase inicial, fez-se uma pesquisa e análise das principais manifestações culturais da região. A partir deste levantamento iconográfico, partiu-se para a segunda fase, que foi a transformação das informações em produtos desenvolvidos pelas empresas participantes do projeto.
Cada detalhe do que se fez é elogiável: da pesquisa dos elementos locais, ao envolvimento dos alunos da UCS até chegar às conexões estabelecidas com o mercado.
As pesquisas não precisam, necessariamente, estar conectadas com o mercado, é, porém, um grande mérito do projeto produzir resultados concretos para empresas reais.
O significado do projeto foi bem sintetizado por Walter Rodrigues: “É (para) nos distinguirmos neste universo globalizado e competitivo com coleções que falem ao coração, com a emoção unindo tecnologia e expertise local.”
Imagens Divulgação
Compartilhe a sua opinião!
Seu e-mail não ficara público. Campos requeridos estão marcados com *