Artesanato e moda em fina sintonia
Fernanda Daudt e Eduardo Motta, da Radar, pesquisaram trabalhos artesanais pelo Brasil e desenharam uma coleção apresentada na última edição do Inspiramais (julho de 2013) em São Paulo. Bonecas de pano feitas por uma comunidade de mulheres do Crato, no Ceará, metais decorativos criados por um artesão do Rio de Janeiro e bordados desenvolvidos por um grupo de mulheres do Rio Grande do Sul foram adaptados como adornos para acessórios. Tema e cartela de cores e materiais incorporaram elementos românticos e medievais, uma das tendências do próximo inverno. A coleção foi uma encomenda do Instituto By Brasil para o projeto Mix By Brasil. Além de dar maior visibilidade e valor a técnicas e expressões artesanais, o objetivo do projeto é estabelecer pontes entre as demandas da indústria de moda e a produção artesanal gerando novas oportunidades de negócios.
Fernanda e Eduardo falam do processo que levou à coleção:
“Aos pés da Serra, no Crato, Ceará, entramos em contato com um grupo de mulheres que resgataram a cultura das bonecas de pano. Reduzimos as bonecas, desenhamos uma coleção de vestidos inspirados por princesas medievais e fomos em busca dos tecidos nas texturas e cores necessárias para construir estes enfeites. Além de habilidosas, estas senhoras são incrivelmente criativas e generosas. Incorporaram o figurino medieval e adaptaram as técnicas para construir difíceis peças em miniatura. ”
“Buscamos várias possibilidades para o trabalho com metais no Rio de Janeiro. Nenhum tão interessante quanto o do artesão Carvalho. Os metais são trabalhados com acabamento de aspecto derretido, dado pelo trabalho direto com barras de solda, e acrescidos com pedras brasileiras. Ele integra uma tradição de artesãos em ferro batido, característica do mobiliário e da arquitetura no Rio de Janeiro, hoje dispersa no espaço urbano.”
“As bordadeiras da Associação Damas e Tramas dominam diferentes modalidades de tramas e bordados. Entre elas o frivolitê, o ponto cheio, o macramê, o crochê, o tricô, a tapeçaria, a tecelagem e o tear de prego. Com elas foram desenvolvidos pequenos bordados em tecido, no ponto cheio, posteriormente aplicados como forração sobre peças abauladas. O repertório delas é enorme.”
As fôrmas foram desenvolvidas pela Oscar Kunz. Os couros dos cabedais pelo Curtume Bolzano, o couro da forração dos saltos pelo Curtume Courovale e os metais complementares são da Altero. Os protótipos foram executados sob a direção de Sergio Dulius.
Artesãos:
Bonequeiras do Pé de Manga
Mini-bonecas adaptadas como enfeite para acessórios
Crato – CE
Carvalho
Adornos de metal para acessórios
Rio de Janeiro- RJ
Associação Damas e Tramas
Bordados em ponto cheio para forração de enfeites abaulados
Caxias do Sul – RS
Imagens: Acervo Radar – Inteligência e Projetos de Moda
Compartilhe a sua opinião!
Seu e-mail não ficara público. Campos requeridos estão marcados com *