Um século da foto de moda na Condé Nast
A fotografia de moda está associada a alguns dos nomes mais famosos na história da fotografia desde os primeiros anos do século 20.
O fotógrafo americano Edward Steichen realizou aquelas que foram, provavelmente, as primeiras fotografias de moda em 1911. Desde então, esta modalidade da fotografia tornou-se uma plataforma única para a experimentação, equilibrada entre o comércio e a criatividade e registrando o espírito de cada época. A editora Condé Nast reconheceu isso muito cedo e criou um estilo distinto nas páginas das suas revistas, elevando a fotografia de moda a uma forma sofisticada de expressão. A tradição persistiu dentro das publicações da Condé Nast, mantida por diferentes editores através do tempo.
Uma exposição dentro do Festival de Artes de Edimburgo mostra o trabalho de precursores como Cecil Beaton e de estrelas como Erwin Blumenfeld, Helmut Newton, David Bailey, Guy Bourdin, Corinne Day, Mario Testino e Sølve Sundsbø, conforme publicado nas páginas da Vogue, Glamour e outras publicações da Condé Nast.
A curadora Nathalie Herschdorfer teve acesso sem precedentes aos arquivos Condé Nast, em Nova York, Paris, Londres e Milão e reuniu impressões originais, assim como as páginas das revistas reais. A exposição oferece uma oportunidade única de ver o trabalho de mais de oitenta fotógrafos logo no início de suas carreiras.
A mostra foi organizada pela Fundação para a Exposição de Fotografia, Minneapolis / Paris / Lausanne, em colaboração com a City Art Centre, Edinburgo. Já pasou por outros lugares antes de chegar ao festival escocês.
Coming into Fashion: A Century of Photography at Condé Nast
15 Junho – 8 Setembro de 2013
City Art Centre -Edimburgo
Imagens de cima para baixo: capa do catálogo, Sebastian Kim em 2011, Erwin Blumenfeld em 1945 e Clifford Coffin em 1949.
Compartilhe a sua opinião!
Seu e-mail não ficara público. Campos requeridos estão marcados com *