Reinaldo Lourenço na SPFW
A coleção de Reinaldo Lourenço para o inverno 2014, toda ela inspirada em Paris, foi um dos momentos altos da SPFW. Lidando com o clássico e com o clichê, indo e vindo entre as décadas de 20 e 80, Reinaldo levou a um nível mais alto o trabalho com aplicação manual de fitas sobre musseline e tule, que ele já desenvolve faz algum tempo.
São irresistíveis os vestidos construídos em tiras, ajustados ao corpo e se movimentando junto com elas. Um efeito muito bonito, revelando e escondendo delicadamente a pele.
Dourados e prateados vão da cabeça aos pés, começando na maquiagem, estendendo-se para os sapatos e botas, passando por vestidos longos, na altura do joelho, blusas de fechamento trespassado e acessórios.
Ainda na paleta de cores, o preto, com toques bem dosados de pink e de branco. Em releitura perfeitamente convincente com a coleção, entram ainda estampas de leopardo em vermelho e roxo.
Trata-se de um trabalho maduro, de contundente impacto visual, graças à exatidão das cores e das linhas geométricas. Reinaldo está no terreno do luxo e sua roupa tem características conservadoras, o que de forma alguma depõem contra ela. Antes pelo contrário, operam como definição de uma assinatura, como elementos de identidade. Esta elegância controlada, somada à técnica irrepreensível, instala a roupa dele em um lugar singular, e cativo, na produção brasileira.
Colaboraram neste texto: Fernanda Daudt direto da SPFW e Eduardo Motta
Imagens: Agência Fotosite
Compartilhe a sua opinião!
Seu e-mail não ficara público. Campos requeridos estão marcados com *