O centro de compras que impressiona
Na antiguidade, as melhores obras arquitetônicas eram aquelas que garantiam um ambiente aquecido no inverno e refrescante no verão. De lá para cá as coisas mudaram bastante e estes critérios já não são mais suficientes. A arquitetura contemporânea apela por uma interação generalizada com a nossa percepção sensorial e cultural através de um leque ampliado de estímulos. Estes princípios estão presentes inclusive nas construções de destinação comercial. O Hanjie Wanda Square, um shopping de luxo localizado na cidade de Wuhan, na China, é um bom exemplo disso. O projeto é de autoria do UNStudio.
A fachada da obra é o resultado de uma combinação quase artesanal do aço inoxidável polido e do vidro modelado sobre painéis de alumínio escovado. São mais de 42mil esferas de aço distribuídas sobre 17.894 m² de fachada. Para criar impressionantes efeitos de cores e movimento, um total de 3.100.000 lâmpadas LED foram estrategicamente colocadas dentro e atrás de cada uma das esferas.
Três diferentes acessos conduzem de modo fluído ao interior, composto de dois ambientes distintos em formas e materiais: o átrio norte e o átrio sul. O primeiro é o espaço principal, planejado nos tons quentes do ouro de acordo com as tradições nacionais chinesas. O segundo, em nuances de cinza e prata, é associado ao ritmo moderno das cidades. Ambos são abertos para o céu por imensas claraboias conectadas ao piso pelos dois elevadores panorâmicos. O Hanjie Wanda Square é uma perfeita combinação de passado e contemporaneidade, de funcionalidade marcada pela imponência, inovação e pelas múltiplas e surpreendentes perspectivas oferecidas.
Imagens Divulgação
Compartilhe a sua opinião!
Seu e-mail não ficara público. Campos requeridos estão marcados com *