Nova exposição do V&A mostra o glamour da Moda Italiana
Com exceção da França, poucos países venderam tão bem sua indústria de moda quanto a Itália. A partir da segunda guerra o país soube transformar o que era negócio em uma questão de identidade cultural. O resultado é o que conhecemos bem e é que o mundo toda compra, sempre associado a alta qualidade técnica e estética.
Não é sem motivos que o V&A, museu britânico, abra espaço para a moda italiana, tema da próxima exibição, pronta para receber o público a partir do dia 05 de abril.
O período que a mostra cobre é exatamente este: do pós guerra aos dias atuais. Como toda grande história, esta precisa ser contada considerando os vários atores que fizeram ela acontecer. Além dos criadores, estarão lá outras figuras e instituições que ajudaram a formatar o super produto que moda italiana se tornou. Assim como o registro das poderosas associações com o figurino de estrelas de Hollywood e do cinema italiano.
Em exibição estarão cerca de 100 conjuntos e acessórios assinados pelos principais casas de moda italianas, incluindo Simonetta, Pucci, Sorelle Fontana, Valentino, Gucci, Missoni, Giorgio Armani, Dolce & Gabbana, Fendi, Prada e Versace.
Sem o ranço de fórmulas do passado e com um afiado senso para a importância de fazer parte da cultura do país (renovada no caldo das linguagens contemporâneas) a Prada, com Miuccia à frente, é um novo capítulo dessa história.
Serviço
5 de abril – 27 de julho de 2014
V&A Museum
Compartilhe a sua opinião!
Seu e-mail não ficara público. Campos requeridos estão marcados com *