Luto e Moda no Museu
Uma exposição realizada pelo Costume Institute, de Nova Iorque, vai abordar o desenvolvimento estético e as implicações culturais do luto sobre a cultura e a moda, daquele período até os dias de hoje. Cerca de trinta conjuntos, muitos dos quais estarão sendo expostos pela primeira vez, mostrarão o impacto das normas da alta-costura nas indumentárias usadas em rituais fúnebre, e como elas evoluíram ao longo de um século.
Com vestidos criados entre 1815 e 1915, o acervo vem, principalmente, da coleção do próprio Costume Institute e inclui vestidos de luto usados pela Rainha Victoria e pela Rainha Alexandra. O calendário dessa evolução e os desdobramentos dela também estarão documentados em acessórios para mulheres e no histórico de alguns tipos de tecidos desenvolvidos a partir deste contexto, caso do crepe de seda. A introdução de cores em certos períodos é outra curiosidade.
Espere por imagens fortes, do tipo que explicam porque tantos movimentos posteriores da moda, inclusive contemporâneos, se alimentam desta fonte dramática de referências
A exposição abre dia 21/10 de 2014 e fica em exibição até dia 01/02/2015 no MET.
Compartilhe a sua opinião!
Seu e-mail não ficara público. Campos requeridos estão marcados com *