Vuelo cria acessórios atraentes com projeto de sustentabilidade
Além de uma boa marca a Vuelo é um projeto de sustentabilidade. Existem muitos projetos com princípio semelhante. Motivado pela atualidade deste tipo de comportamento, o designer usa resíduos de indústria ou descartes em geral e cuida para que eles retornem ao mercado em forma de produtos de moda ou design. O problema é que esta prática nem sempre rende produtos que vão além da boa intenção. Não é este é o caso da Vuelo.
A marca gaúcha, cria mochilas, bolsas e acessórios reutilizando câmaras de pneu e náilon de guarda-chuvas que viraram resíduos, prolongando a vida útil destes materiais. O projeto da publicitária Adriana Tubino e da estilista Itiana Pasetti chama a atenção por este motivo mas, sustenta o apelo inicial com produtos desejáveis e bem concebidos.
A marca aposta em produtos duráveis e, mesmo no final da sua vida útil, as peças podem ser retornadas para que a Vuelo dê aos materiais um destino final ambientalmente adequado.
O processo de produção da Vuelo passa por muitas mãos. Inicia no mapeamento e contato com as borracharias e UTs de reciclagem para apresentar o projeto e propor a separação dos dois tipos de resíduos, a câmara de pneu e o náilon de guarda-chuva. Itiana e Adriana estabeleceram uma rede de coleta e reaproveitamento dos materiais gerando nova fonte de renda para recicladores de lixo e borracheiros. Após o recolhimento o material é selecionado, catalogado e higienizado antes de passar para o corte, montagem e produção. O náilon de guarda-chuva, por exemplo, é utilizado na maioria das peças como forro. O contraste entre os produtos pretos (câmara de pneu) e os interiores coloridos é um dos charmes das bolsas da Vuelo. Veja mais sobre o processo no vídeo abaixo:
Vuelo – Reiventada | Sustentável | 100% brasileira from Vuelo on Vimeo.
A marca reforça que “cada câmara tem sua história, as marcas dos seus muitos quilômetros rodados. Por isso cada peça tem texturas diferentes, resquícios das marcas de suas fabricantes, riscos coloridos das marcações de controle de qualidade”.
Recentemente a Radar visitou o atelier da Vuelo, em Porto Alegre, como parte do projeto Moda Fora do Eixo. Na visita, passaram por lá Fernanda Daudt, Ramon Steffen, Eduardo Motta e a curadora do museu de moda da Antuérpia, Karen Van Godtsenhoven (MoMu).
Mais informações sobre o projeto: http://store.vuelistas.com/
Fotos: Bárbara Diehl e Reprodução.
Compartilhe a sua opinião!
Seu e-mail não ficara público. Campos requeridos estão marcados com *