Mecenato cultural e Moda: Fundação Prada
Dia 9 de Maio de 2015 a Fundação Prada inaugura novo local permanente em Milão. Concebido pelo arquiteto Rem Koolhaas, o projeto reúne edifícios antigos com novas estruturas e é o resultado da transformação de uma destilaria da década de 1910.
Com a proximidade da inauguração a ambiciosa Fondazione comandada por Bertelli e Miuccia, desde 93, volta à pauta na mídia global. Para bagunçar a cabeça de muitos empresários do setor de moda, a Prada vai frequentar a seção de cultura. Os artigos não falarão nem exibirão imagens de roupas, bolsas, sapatos ou acessórios, mas de arte contemporânea.
É uma estratégia de sobrevivência inteligente ajudar a construir uma cultura para fazer parte dela. Na verdade, marcas experientes nunca se contentaram apenas em vender produtos para garantir lugar estável no mercado. Fazem o que é preciso ser feito investindo também na cultura a fim de alcançar a imortalidade comercial (ou algo o mais próximo possível disso). E é exatamente porque estas marcas se estendem e existem além dos produtos que vendem que na hora da compra o consumidor opta por elas. Um produto de uma marca com este capital, afinal de contas, vale e significa mais que outro. Logo é ele que desejamos ter.
Dito assim pode parecer fácil. Bastaria o departamento de marketing destinar um percentual para financiar exposições, livros, shows e filmes e o horizonte da meta de vendas estaria ali, bem à mão. Não é má ideia, na verdade. Sem dúvida é melhor que encher o mundo de retórica publicitária inútil e estereotipada. Na prática, entretanto, o mecenato cultural praticado por grandes marcas requer planejamento estratégico e sensibilidade.
O mecenato só rende benefícios mediante a presença continuada da marca investidora como patrocinadora do circuito cultural, por exemplo. É apenas por aí que a marca pode integrar-se a um patrimônio intangível de valores, ganhando fôlego extra como iniciativa comercial. O mecenato também requer capacidade de fazer boas escolhas e de garantir que haja verdade nas ações. A marca pode investir em experts tarimbados o suficiente para garantir estes dois ingredientes. Ou ela pode tê-los dentro de casa, como acontece com a Prada. E é o que torna a Fondazione um case de mecenato cultural exemplar.
A partir de Maio e durante todo o verão de 2015, a Fondazione Prada irá apresentar uma ampla gama de atividades. Robert Gober e Thomas Demand vão realizar instalações site-specific em diálogo com a arquitetura industrial e os novos espaços de Milão. Roman Polanski vai explorar as inspirações cinematográficas atrás de sua visão artística realizando um novo documentário e uma série de exibições de filmes. Seleções de obras de arte da coleção Prada serão apresentadas em exposições temáticas. ‘Serial Classic’, em Milão (9 maio – 24 agosto 2015), e “Portable Classic ‘, em Veneza (9 maio – 13 setembro 2015) ambas com curadoria de Salvatore Settis-em colaboração com Anna Anguissola e Davide Gasparotto.
A Prada tem sede em Milão há muito tempo e está apenas inaugurando novo local. Também tem sede em Veneza, no histórico palazzo Ca’ Corner della Regina, no Grand Canal.
Imagens: Divulgação
Compartilhe a sua opinião!
Seu e-mail não ficara público. Campos requeridos estão marcados com *