Dismaland: a atração mais decepcionante do Reino Unido
Esta frase não foi dita por um crítico que visitou o local. Ela é o slogan publicitário através do qual a própria atração que fica em Weston-super-Mare, um balneário da Inglaterra, se anuncia.
Trata-se da insólita exposição capitaneada pelo artista Banksy, mundialmente famoso pelos grafitis ilusionistas. A mostra atrai visitantes operando exatamente com inversão de expectativas. Bansksy, o mentor, obviamente tem trabalhos lá. Estrelas como Jenny Holzer e Damien Hirst também. Mais de 50 artistas comparecem.
O local, concebido como um parque temático às avessas, subverte os formatos de exibição e está recheado de atrações corroídas por sarcasmo pop e humor negro. São obras que manipulam clichês associados ao entretenimento de massa e à espetacularização da arte de maneira impiedosa. Cruéis como o açougueiro que parece prestes a esquartejar um dos cavalinhos do carrossel. (Uma das atrações)
Sem sutilezas, como convém às fontes das quais Bansky e convidados emprestam o formato, o lugar oferece um banquete tão desagradável quanto ambicioso de decepções.
O resultado é que todos querem ver Dismaland, a anti atração concebida para decepcionar e que é um grande sucesso.
Compartilhe a sua opinião!
Seu e-mail não ficara público. Campos requeridos estão marcados com *