Design de experiência no Instituto Ling
Quem não se lembra da máxima que rezava que a melhor expressão do design era a perfeita convergência entre forma e função? Pois ela vigorou pelos tempos modernos e resistiu até que a estilização -ou o styling- deslocou o centro das atenções e a aparência passou a se confundir com o próprio design. Em ambos os casos, o designer estava em um ponto, o objeto noutro e o usuário em outro ainda mais distante
De repente, cá estamos nós na era em que o design quer unir todos estes pontos. E como ele pretende fazer isso? Projetando mais que o objeto!
O design quer abarcar a pessoa, o produto, o uso e o contexto, planejando tudo que está envolvido no relacionamento entre as partes como um acontecimento, como uma experiência.
Ao se abrir para uma maior interação com as pessoas, como este novo design pós-industrial pode produzir experiências autênticas? Como não cair no risco de transformá-las em commodities? Ou de reduzí-las a um discurso meramente sedutor? O que tem de verdade nas promessas do mercado e o que não passa de conversa vazia? O que tem de novo na ideia e o que já estava por aí? Que relação o design de experiência tem com outras áreas?
Estas e muitas outras questões devem atravessar a conversa que o Eduardo Motta, da Radar, e a Paula Visoná terão na última edição do Barbante Pandorga de 2015 no Instituto Ling de Porto Alegre, neste dia 18, às 19 horas, com os convidados Chiara del Gaudio (Itália), Lia Tagliavini (Itália) e Marcelo Schambeck (Del Barbieri, Brasil) sempre com a participação da dupla Vinicius Dambros e Gabriel Vanoni da Pandorga.
Ao juntar gente que sabe de um assunto para abordá-lo de maneira pouco convencional, o Barbante tem aberto novas perspectivas para questões como Sustentabilidade e Erro nas práticas empresariais. Mas a maior contribuição destes encontros está na maneira horizontal como eles se dão, sempre com intensa participação do público presente que é convidado a participar da conversa de forma efetiva.
As vagas são limitadas. Clique aqui para se inscrever.
Compartilhe a sua opinião!
Seu e-mail não ficara público. Campos requeridos estão marcados com *