Yinka Shonibare: sobre os efeitos da Guerra
Yinka Shonibare é um artista que deixa sua visão sobre o imperialismo muito clara Os vestidos vitorianos confeccionados em tecidos africanos, marca do trabalho dele, causam um impacto inegável. Por estabelecer diálogos sobre tensões culturais, nacionalidade e conflitos, o artista foi convocado como parte do programa de comissões 14-18 NOW para expor na Turner Contemporary, em Londres, tendo como ponto de partida a Primeira Guerra Mundial.
Nos dois trabalhos apresentados na galeria, Shonibare explora como as alianças formadas durante a Primeira Guerra afetaram a sociedade Britânica até os dias de hoje – Yinka é inglês, mas morou na Nigéria e é de origem africana. Seu novo trabalho, “End of Empire”, ou O Fim do Império, provoca ao colocar duas figuras equilibrando-se em uma gangorra vestidas nos trajes característicos que ele cria e com globos nos quais estão assinalados os países envolvidos na Primeira Guerra no lugar das cabeças
Ao lado está exposta a instalação “The British Library”. Nela o artista aborda a dinâmica da imigração, tão crucial atualmente, quando populações inteiras fogem de áreas de conflito. Ao preencher prateleiras com livros coloridos que ostentam nomes de imigrantes que contribuíram para a formação da sociedade inglesa, de T. S Eliot a Zaha Hadid, Shonibare nos faz pensar sobre o impacto da guerra nas construções das sociedades.
Yinka tem uma voz forte, é um artista que nos tiras da zona de conforto com imagens paradoxalmente belas.
Exposição Yinka Shonibare MBE
Turner Contemporary
Margate, Reino Unido
De 22 de março a 30 de outubro de 2016
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