NOT VITAL no Yorkshire Sculpture Park
O Yorkshire Sculpture Park é um parque de esculturas a céu aberto que fica na Inglaterra. Tem obras de Sol Lewitt, Dennis Oppenheim e Anthony Caro, entre outros.
O parque, que começou com uma pequena verba e 31 esculturas no acervo, há 37 anos atrás, hoje recebe 400 mil visitantes por ano e gera 5 milhões de libras para a economia local. O parque-museu tem cinco galerias indoor e ocupa um papel importante na aproximação entre público e arte contemporânea em seus mais de 500 acres de terreno.
No momento abriga uma mostra do artista suíço auto-denominado Not Vital. Not Vital tem ateliê na Suíça e em Pequim e residência no Rio de janeiro e na Nigéria.
A exposição reflete o nomadismo do artista e também seu ecletismo. Inclui pinturas e obras sobre papel, esculturas de interiores, feitas de gesso, prata, ouro, mármore, vidro e carvão, e esculturas de ar livre em aço inoxidável e bronze.
Os retratos monocromáticos, um deles feito especialmente para a galeria e medindo 12 metros de comprimento e quatro metros de altura, são particularmente interessantes.
Parte das peças foram feitas na cidade chinesa de Jingdezhen, que durante séculos foi o centro de produção da porcelana imperial.
Trabalhando com artesãos de todo o mundo, de caçadores que trabalham com aço em Pequim e sopradores de vidro de Murano, a ourives tuaregues em Agadez e fabricantes de papel no Butão, Vital não tem um “estilo” reconhecível, embora suas obras, muitas vezes tenham referência na natureza e no antropomorfismo.
Também é central no trabalho dele a exploração dos contextos espaciais, a partir dos dados culturais de suas casas e locais de trabalho.
Compartilhe a sua opinião!
Seu e-mail não ficara público. Campos requeridos estão marcados com *