MESTRE ESPEDITO SELEIRO: LIVRO DE EDUARDO MOTTA TEM LANÇAMENTOS EM SP
Dia 09, durante a Design Weekend, no Jockei Clube, e no dia 11 no Instituto Europeu de Design, o IED, ambos em SP, acontece o lançamento do livro Mestre Espedito Seleiro- Meu Coração Coroado, sobre a obra do artesão cearense, que sai pela Editora SENAC, .
O livro escrito por Eduardo Motta tem projeto gráfico de Érico Gondim, fotos de Hélio filho e é resultado de um extenso trabalho de pesquisa e convivência do autor com a obra do Mestre.
A programação no Jockei é robusta. Lá o lançamento do livro, com direito a sessão de autógrafos e presença do autor e do artesão, acontece dentro do Casa Cor 3X Design, exposição reunindo o melhor do mobiliário, da iluminação, da gastronomia, da moda, das joias, do setor automotivo, da arte e do artesanato de três regiões, de culturas diferentes – Brasil, Itália e Cariri, região onde vive Mestre Espedito.
A micro região nordestina do Cariri é algo inexplicável. Reúne mais história, fósseis de dinossauros, gente criativa, manifestações folclóricas e iniciativas sócio culturais inovadoras que grande parte de outras regiões do planeta. Quem não conhece, deveria conhecer.
Na noite do dia 11, no auditório do IED, as atenções se concentram em um bate papo com Eduardo Motta, Mestre Espedito e participação de Helena Pimenta.
Veja algumas frases do autor sobre o trabalho do mestre artesão.
“Melhor esquecer regras e estereótipos quando pensamos em Mestre Espedito. Ele é simultaneamente um criador reconhecido pela inventividade e um administrador competente do negócio que criou em torno da sua produção. Não se encaixa no perfil que a mentalidade assistencialista construiu para os artesãos brasileiros.”
“O mercado cultural está habituado a legitimar a produção através de um sistema organizado. Muitas vezes insiste em encaixar a genialidade da produção popular, não erudita, em moldes nos quais ela não cabe, nem precisaria caber.”
“Mestre Espedito opera com uma poderosa tradição técnica e visual trazida ao país desde os tempos coloniais, por europeus, ciganos e mouros e cultivada por eles desde tempos imemoriais. É esta herança que ele reinventa incessantemente em objetos variados, de calçados a peças de vestuário e mobiliário.”
Confira datas horários e outras informações nos cards de lançamento abaixo!
Compartilhe a sua opinião!
Seu e-mail não ficara público. Campos requeridos estão marcados com *