RADICAL DESIGN
Radical Design é um movimento de design que atingiu o seu pico no final dos anos 1960 e início dos anos 1970 na Itália e é um dos mais importantes movimentos de vanguarda na história do design.
Com manifestos, vocabulário de design pouco convencional, métodos de trabalho transdisciplinares e idéias utópicas de design, os integrantes do Radical Design protestavam contra o funcionalismo e o gosto estabelecido em design e arquitetura. Para eles, designers e arquitetos não deviam ser visto apenas como prestadores de serviços em um contexto comercial, deveriam ter atuação ativa e crítica envolvendo-se em questões sociais e políticas. Superstudio, por exemplo, com a mesa Quaderna e Gaetano Pesce com a espreguiçadeira La Mamma forneciam críticas à sociedade de consumo, bem como ao estatuto social das mulheres.
Em colaboração com a empresa Grufam, designers como Piero Gilardi, Studio65 e Drocco/Mello utilizaram os novos materiais de espuma de poliuretano e revestimento de borracha de látex no design de mobiliário abrindo caminho para a a influência da arte pop em design de móveis.
O desaparecimento de fronteiras entre o design e outras disciplinas também aparece nas obras de Alessandro Mendini, que era ativo como publicitário, artista, arquiteto e designer.
A consciência crítica provocada pelo Radical Design continua a influenciar muitos designers e artistas de hoje. Varias tendências atuais como o Design Crítico, o Design Social e o Design Participativo se relacionam com o conceito do Design Radical.
Compartilhe a sua opinião!
Seu e-mail não ficara público. Campos requeridos estão marcados com *