SYNTHETIC FRUITS AND TRANSMUTED CIRCLES em Porto Alegre
ALICE Floriano, responsável por trazer talentos da joalheria contemporânea global ao Brasil, dessa vez apresenta em Porto Alegre, Helena Johansson Lindell artista e joalheira que reside em Estocolmo.
Lindell trabalha com materiais reciclados vindos de brinquedos antigos e outros artigos de plástico. As obras dela correm o mundo. Já estiveram expostas na Galeria Velvet da Vinci em São Francisco, na ATTA Galeria em Bankok, Tailândia, e na Schmuck Internationale Handwerksmess em Munich, Alemanha. Helena estudou joalheria na Konstfack University College of Arts, Craft & Design na Suécia, e ganhou o BA em Arte Visual na National Academy of Arts da Noruega.
Como a própria artista explica:
“Faço joias de preferência com coisas baratas e infantis. Luto contra estruturas hierárquicas nas quais coletivamente estamos submersos, contra as ideias de que algumas coisas, alguns caminhos e algumas pessoas são melhores ou piores que as outras. Em meu trabalho eu tento abraçar os materiais, os métodos e as qualidades pessoais que, a partir de uma perspectiva social, são consideradas classe baixa, de baixo status ou mau gosto. É a minha maneira de tentar repelir o preconceito que é resultado dessas hierarquias. Busco materiais em mercados populares e lojas de segunda mão, a maioria de plástico e as vezes de madeira – brinquedos e utensílios de cozinha. Corto e construo novas formas usando uma serra, cola e lima. Eu aprecio técnicas simples e repetitivas, e a forma como elas criam espaço para a minha intuição. Adoro a intimidade que vem do uso de ferramentas manuais. A inspiração eu encontro nos próprios materiais”.
A exposição abre no próximo dia 25, seguida do workshop “Lust as Method” ministrado pela própria artista nos dias 26,27 e 28 de agosto na galeria Alice Floriano.
Compartilhe a sua opinião!
Seu e-mail não ficara público. Campos requeridos estão marcados com *