Livro Alfaiatarias de Eduardo Motta: lançamentos

Livro Alfaiatarias de Eduardo Motta: lançamentos

24 de maio de 2017 Calendário, Moda, No Radar 0
Thom Browne Paris Masculino - Inverno 2016 foto: FOTOSITE

Thom Browne
Paris Masculino – Inverno 2016
foto: FOTOSITE

Eduardo Motta lança o livro “Alfaiatarias: Radiografia de um Ofício Incomparável”. O autor resgata o histórico e o know how da alfaiataria clássica atualizando-o a partir da sua evolução ao longo das últimas décadas. Entrevistas especialíssimas, entre outras com a inglesa Kathryn Sargent, primeira mulher a se estabelecer na Saville Row, em Londres, e com o João Pimenta, um alfaiate tão preciso quanto iconoclasta, ajudam a traçar uma radiografia  dessa que é a “mais sofisticada técnica de construção de roupas.”

Com lentes múltiplas, Motta aborda questões de gênero, desmistifica a alfaiataria masculina como ferramenta de renúncia dos homens ao jogo das aparências, investiga o papel das mulheres neste terreno tido como masculino e não evita os persistentes conflitos entre tradicionalistas e inovadores, entre artesanato e indústria, que cercam a prática da alfaiataria.

Publicado pela Editora Senac, o livro cobre um período que vai da alfaiataria Vitoriana a alfaiataria moderna, até chegar à contemporânea. Traz ótima edição de imagens de arquivos, nacionais e internacionais, reforçada por fotos exclusivas do Chico Soll, e uma cuidadosa construção gráfica. O projeto, primoroso, foi desenvolvido pela Silvo, de Porto Alegre. O leitor vai se surpreender com esta abordagem diversificada e dinâmica do tema proposta pelo autor e pela equipe de colaboradores que trabalhou com ele.

Motta lança mão de vários formatos de abordagem e deixa no ar perguntas relevantes. Que falhas de atenção ou omissões desenharam o quadro de indiferença em torno da alfaiataria como um conjunto de conhecimento fundamental para a evolução da moda? Porque motivos a alfaiataria, que até hoje é o que produzimos de melhor, no que diz respeito à construção de roupas, não é regularmente ensinada nas escolas especializadas? Porque é que ela ainda não tem status e tratamento público e privado de patrimônio cultural?

O prefácio é da Kathia Castilho, a produção geral das ações de conteúdo é do Ramon Steffen e a coordenação editorial é da Denise Castro.  O volume  traz ainda o registro didático da montagem de uma peça de alfaiataria. O curioso passo a passo é resultado de uma ideia audaciosa. A partir da incursão por lojas de rua e da compra de quatro tipos de tecidos populares – sem uma avaliação prévia dos problemas que poderiam surgir no trato com eles – foram confeccionadas quatro réplicas de um modelo Dior da década de 1950. Durante três meses, uma pequena equipe comandada pela especialista Katia Costa enfrentou o desafio, que foi documentado minuciosamente no livro.

Dois lançamentos em maio marcam a chegada do livro ao mercado.

Título: Alfaiataria: radiografia de um ofício incomparável

Autor: Eduardo Motta

Editora: Senac

Dia 25 Fortaleza – Como parte da programação do Dragão Fashion Brasil

Acontece na livraria especialmente montada no evento pelo Senac,  com presença do autor e sessão de autógrafos a partir das 19 horas.

Local: Terminal Marítimo de Passageiros –  Fortaleza

Dia 30 São Paulo – Como parte da programação do Moda Documenta

Acontece na sede do IED, Higienópolis. O autor participa da mesa redonda Memória dos Ofícios: Alfaiates e Alfaiatarias, com Juliana Barbosa e mediação de Márcia Merlo. As 9,30 horas. O livro fica á venda durante o evento.

Local: Auditório do IED – R. Maranhão, 617 – Higienópolis

Sobre o autor

admin:

0 Comments

Compartilhe a sua opinião!

Seu e-mail não ficara público. Campos requeridos estão marcados com *

Deixe um comentário