Você sabe a importância da ética e da imparcialidade na hora de entregar informação para o leitor?
Esta é uma época em que todas as emissões de opinião parecem estar previamente comprometidas com algum propósito. Pode parecer incrível, mas apesar de informações tendenciosas sempre terem existido, é muito recente o fenômeno da quase totalidade delas serem realmente dessa forma.
Até pouco tempo, um profissional de qualquer área em que estivesse envolvida a transmissão de informação costumava checar fontes, entregando diversidade de pontos de vista que podiam ser examinados pelo olho crítico de quem as lesse.
Atualmente, a tendência é que esse senso crítico do leitor não seja mais requerido, tornando a informação não mais uma via de mão dupla, mas um monólogo praticado pelo emissor — ou seja, a informação já nasce instrumentalizada, inviabilizando um aprofundamento do seu conteúdo e empobrecendo a sua eficácia.
Aplicado ao ambiente de negócios da moda, as informações chegam como fórmula. E, a exemplo de commodities, espera-se que elas se apliquem a todos os casos e situações possíveis — o que não é absolutamente verdadeiro.
Cada negócio, marca e desafio, pode e deve conhecer o que é genérico em um problema, mas é preciso encontrar o conteúdo que se alinhe verdadeiramente a sua necessidade ou demanda.
Compartilhe a sua opinião!
Seu e-mail não ficara público. Campos requeridos estão marcados com *