As jóias de Clementina Duarte
Em 1967 a brasileira Clementina Duarte desenhou uma coleção de jóias irretocáveis para um desfile do Pierre Cardin. As peças têm aquele espírito de época inconfundível, com extensa superfície metalizada e o punch futurista que é da década. Mas tem mais. A curva no desenho dela não é coisa de máquina, tem a imprecisão da mão e ressonâncias primitivas que traem heranças culturais, as do modernismo brasileiro e outras que vão ainda mais distante no tempo e na geografia, cruzando para o outro lado do Atlântico.
Enquanto rolam as comemorações dos 60 anos da Pierre Cardin, a Galeria de Arte do Palácio Bandeirantes, em São Paulo, expõe estes e outros trabalhos da designer e arquiteta pernambucana.
A curadoria é da Ana Cristina Carvalho, que aproveita para confrontar peças de Clementina com a de artistas modernos e neoconcretos. Programa imperdível, ótima opção paralela para dar ainda mais substância à temporada de Fashion Weeks. A Galeria do Palacio Bandeirantes fica na Av. Morumbi 4500,Morumbi,São Paulo, aberta de terças a domingos, das 10 ás 17 horas. Imagens: divulgação MSG Comunicação – Sonia Gonçalves
Compartilhe a sua opinião!
Seu e-mail não ficara público. Campos requeridos estão marcados com *