Rivane Neuenschwander em Malmö
Depois da exposição no New Museum em Nova York, Rivane Neuenschwander levou outro tanto de vestígios de ações da natureza, pistas, ausências, ocultamentos e referências político culturais, sob a chancela da interatividade, para o Malmö Konsthall, na Suécia.
Esta é a instalação Palatable Digressions. São 56 painéis plásticos alinhados. Eles dialogam com a arquitetura e a luz do local, estão minuciosamente recheados de temperos variados e apelam também para o olfato e para o paladar.
Execução de ourivesaria com visualidade de pintura minimalista.
Fascinada pelas palavras e pela construção de sentidos, Rivane recheou ovos com letras, que só são vistas contra a luz. Um visitante organiza palavras que permanecem invisíveis para o outro. A artista opera nesta zona de percepção e ocultamento, fazendo da insignificância visual um achado para a atenção mais sensível.
Em parceria com O Grivo um coletivo de criação de Minas Gerais que tem a música como base, ela apresentou o Alarm Floor, um piso que emite sons acusando a presença do visitante. Também é possível compor, mais ou menos como se caminhássemos sobre as teclas de um grande piano.
Confira a exposição no New Museum clicando aqui. Imagens: cortesia Rivane Neuenschwander.
Compartilhe a sua opinião!
Seu e-mail não ficara público. Campos requeridos estão marcados com *