Navy francês
Jeanne Lanvin, Jean Paul Gaultier, Chanel, Christian Dior, Givenchy, Martin Margiela, Sonia Rykiel, e Yves Saint Laurent. Estes são alguns dos estilistas que já utilizaram o uniforme da Marinha Francesa como inspiração.
Adaptado às praias e balneários no inicio do século XX, o uniforme típico conquistou também a alta-costura, a moda casual, a infantil, e chegou até às artes. A influência tem registro desde a pintura do francês Albert Marquet, às roupas de Pablo Picasso, conhecido pelo armário repleto de listras navy, às camisetas de Agnes B. e nas fotografias da dupla Pierre et Giles, artistas contemporâneos.
A influência do estilo é marcante em todo o trabalho de Jean Paul Gaultier. Ele e boa parte da cultura pop tratam o a figura do marinheiro como um fetiche. O estilista utiliza até hoje a imagem do marinheiro tatuado em suas campanhas e frascos de perfume.
Toda essa movimentação pelo estilo navy, que aparentemente não abandonará a moda nunca mais, rendeu recentemente uma exposição no Museu da Marinha Francesa, chamada “Les marins font la mode”. O tema trouxe à tona um conjunto de peças raras, do acervo da marinha e de grandes maisons.Além delas, também foram incorporadas referências da literatura e do cinema, como o personagem Corto Maltese.
Compartilhe a sua opinião!
Seu e-mail não ficara público. Campos requeridos estão marcados com *