Happenings revisitados em Nova York

Happenings revisitados em Nova York

12 de fevereiro de 2012 Arte 0

No final dos anos 50, impactada pela pintura performática do americano Jackson Pollock, a arte rompeu os limites dos suportes tradicionais para se misturar com a realidade e engajar o público no que passou a ser uma experiência coletiva, um acontecimento. De Nova York, a Pace Gallery anuncia a primeira exposição a documentar este momento, registrando a origem e a história do Happening, uma das possibilidades de manifestação que mudou para sempre o rumo e o entendimento do que a arte poderia ser. O termo foi cunhado por Allan Kaprow para definir  ações enraizadas nos movimentos da vida cotidiana que substituiam o objeto de arte tradicional. Um happening é um evento sem trama, como definiu John Cage, incorpora elementos do teatro, nunca acontece da mesma maneira e de alguma forma envolve a participação do público, características que o diferenciam da performance.

“Sports” de 1962. Andy Warhol aparece ao centro entre o público. Credit: Claes Oldenburg;
All rights reserved Robert R. McElroy/VAGA, NY; courtesy of Oldenburg van Bruggen Studio

A exposição registra os primeiros deles, em 1958, conduzidos por Allan Kaprow, Jim Dine, Simone Forti, Red Grooms, Claes Oldenburg, Lucas Samaras, Carolee Schneemann e Robert Whitman, e acompanha o movimento até 1963, com mais de 300 fotos, filmes e objetos originais.

“American Moon” 1960. Credit: Robert R. McElroy/Licensed by VAGA, New York
 

Encorpada pelo lançamento de um livro de Milly Glimcher pela Editora Monacelli, a mostra também contará com uma instalação em tecido pintada por Robert Rauschenberg e Jasper Johns durante um happening matricial do movimento, concebido por Allan Kaprow, o”18 Happenings em 6 Partes”, imagem acima, de 1959. Embora seja este o momento associado à redefinição o papel do expectador na esfera da arte, por volta de 1920 os dadaístas já protagonizavam ações envolvendo o público. Andre Breton chamou de Artificial Hells estas manifestações que na época saiam dos interiores para ganhar as ruas e levava junto os habitantes de Paris.
Happenings: New York, 1958–1963
10 de fevereiro até 17 de março de  2012
thepacegallery.com

Sobre o autor

eduardo:

0 Comments

Compartilhe a sua opinião!

Seu e-mail não ficara público. Campos requeridos estão marcados com *

Deixe um comentário