07 caveiras famosas
01 O artista ingles Damien Hirst fez a mais controvertida dos últimos tempos. Ela tem mais de oito mil diamantes incrustados, e o preço, cem milhões de dólares, supera o de qualquer outra obra de arte contemporânea.
02 Antes do inglês Hirst, o mexicano Gabriel Orozco, artista genial, também fez a sua. Sem recorrer a diamantes nem impactar o mercado com preços astronômicos, Orozco desenhou quadrados pretos sobre a dele. A rede geométrica, ícone banal das imagens contemporâneas, é algo ordinário, em contraste aberto com o que resta de humanidade no objeto crânio.
03 Este é o famoso Crystal Skull. Tem outros iguais a ele, e há quem afirme que são artefatos mágicos da América pré-colombiana. A lenda trouxe o Indiana Jones à selva tropical, no último episódio da série, mas, embora a ficção prefira não saber disto, tudo indica que na verdade eles foram confeccionados no século XIX.
04 Este anel com a caveira rosa é da Dior. Faz parte da jewelry collection do Inverno 2010.
05 Esta é do Herchcovitch. Depois do México, o maior embaixador das caveiras das Américas.
06 Estas são as mexicanas. Feitas para comemorar o Dia dos Mortos. Um coquetel insólito de cores alegres, morbidez e reverência àqueles que já se foram deste mundo.
07 Esta é a mais célebre de todas. Aquela a quem Hamlet questiona sobre Ser ou não Ser e não obtém resposta. A caveirinha permanece quieta. Muda, insondável, misteriosa, e o que é pior, indiferente como são todas as caveiras.
Compartilhe a sua opinião!
Seu e-mail não ficara público. Campos requeridos estão marcados com *