Kassel abre dia 09 de junho com brasileiras

Kassel abre dia 09 de junho com brasileiras

6 de junho de 2012 Arte 0

A dOCUMENTA (13) abrirá ao publico, em Kassel, na Alemanha, noo dia 9 de Junho de 2012,. Desde que foi criada em 1955, a mostra é considerada como uma exposição chave no circuito internaiconal da arte contemporânea. Funciona como um momento de reflexão sobre a relação entre arte e sociedade e um balanço da produção atual. Ela acontece a cada cinco anos, e permanece aberta por 100 dias.

Anna Maria Maiolinno, Renata Lucas, a paulista radicada em Berlim Maria Thereza Alves e a surrealista Maria Martins (1894-1973) sáo quatro artistas brasileiras, e todas elas mulheres, na lista de participantes. O trabalho acima é uma intervenção de Maiolinno. Esta edição, curada por Carolyn Christov-Bakargiev, carrega o longo título “The dance was very frenetic, lively, rattling, clanging, rolling, contorted and lasted for a long time” (em tradução livre a dança era muito frenética, viva, de chocalhar, tinir, rolar, contorcer e durou muito tempo.

Um viés histórico traz a brasileira Maria Martins, acima, e também outros surrealistas, como Salvador Dali (1904-1989) e Man Ray (1890-1976). Alguns nomes da dança e da performance, como o coreógrafo francês Jerome Bel e o anglo-germânico Tino Sehgal, também comparecem. Uma das curiosidades dessa cocumenta é a inclusão da obra de um “”artista anônimo”, a saber, objetos destruídos pela guerra no Líbano.

 

Sobre o autor

admin:

0 Comments

Compartilhe a sua opinião!

Seu e-mail não ficara público. Campos requeridos estão marcados com *

Deixe um comentário