A Amazônia no CCBB do Rio

Berna Reale. Da série Quando todos calam. Fotografia. 2009
Está acontecendo no Rio de Janeiro a exposição “Amazônia, ciclos de modernidade”. A mostra, que fica no CCBB até dia 22 de Julho, exibe cerca de 300 obras e conta a historia da modernidade na região. Ela ocupa todo o primeiro andar, além da rotunda, no térreo, onde fica uma instalação criada por artesãos de Parintins reproduzindo uma árvore em grande escala e vários animais e plantas nativas da região amazônica, algumas ameaçadas de extinção.

Árvore criada por Artesãos de Parintins
A mostra viaja na história pinçando o que já foi produzido nas artes plásticas com a Amazônia como tema. São fotografias, pinturas, desenhos, esculturas, objetos e vídeos de artistas que, se não são da Amazônia, relacionam-se de algum modo com a região. Os trabalhos partem do século XVIII e vão até aos dias de hoje, passando pelo Iluminismo, pelo Ciclo da Borracha e pelo Modernismo, com salas dedicadas a cada período. A arte contemporânea permeia todo o espaço com trabalhos de Cildo Meireles, Adriana Varejão, Emanuel Nassar, Claudia Andujare, Miguel Rio Branco, entre outros.

Por Adriana Varejão
A mostra no CCBB encorpa a oferta de ações que valorizam o Brasil e trabalham a favor do meio ambiente e da auto estima nacional. É o Brasil cada vez mais em evidência, confirmando as previsões sobre o país ser considerado o país do futuro. O It place da hora, caso a expressão existisse.
Compartilhe a sua opinião!
Seu e-mail não ficara público. Campos requeridos estão marcados com *