Alfaiataria ganha nova dimensão no circuito de arte

Alfaiataria ganha nova dimensão no circuito de arte

26 de julho de 2018 Arte 0

Obras produzidas por costureiros na mostra de Laura Lima. (Foto: Divulgação)

Os processos de produção de uma peça sob medida geralmente ficam confinados à relação hermética entre o solicitante e o alfaiate. Depois do último botão posto, o caminho percorrido na confecção, entre modelagem, corte, alinhavos, eventuais erros e escolhas de última hora, são finalizados e escondidos entre forros para nunca mais serem lembrados. Laura Lima expõe esses processos na mostra “Alfaiataria”, uma oficina de costura viva deslocada para um ambiente insólito: a Pinacoteca de São Paulo.

De julho a outubro, uma equipe de alfaiates e costureiras trabalhará todos os dias nessa exposição. Eles irão produzir uma coleção de trajes confeccionados sobre molduras vazias, criando retratos que interpretam, a partir de seus próprios saberes e experiências, as ideias e desenhos da artista. O espaço será ativado pela presença desses profissionais e de suas atividades. O público testemunhará o surgimento dessas peças que ficarão armazenadas numa reserva técnica suspensa no octógono do museu, construída especialmente para o projeto. Espera-se que em torno de 30 obras sejam produzidas até o final da mostra.

Oficina montada na Pinacoteca de São Paulo. (Foto: Divulgação)

Ao instalar um espaço de trabalho com pessoas reais no centro da Pinacoteca, Laura Lima retira a ênfase dada aos objetos artísticos no espaço do museu para focar-se em acontecimentos, em ações originalmente destinadas a uma funcionalidade. Segundo a curadora Fernanda Pitta, “Lima recusa-se a chamar seus trabalhos de performances. Para a artista, não se trata de sublinhar os sujeitos ou a subjetividade de suas ações, mas entender os participantes (que ela chama de viventes) também como matéria da obra de arte, ocupando o espaço do mesmo modo que os objetos, o mobiliário e a própria arquitetura”.

Laura Lima: Alfaiataria
Visitação: de 7 de julho a 8 de outubro de 2018
Pinacoteca: praça da Luz, 2, Bom Retiro, SP. De quarta a segunda-feira, das 10h00 às 17h30 – com permanência até às 18h00.

Sobre o autor

admin:

0 Comments

Compartilhe a sua opinião!

Seu e-mail não ficara público. Campos requeridos estão marcados com *

Deixe um comentário