Back to business e algumas idéias sobre o que é o trabalho
Para Karl Marx, o trabalho não é uma atividade determinada pelo sentido econômico, mas uma prática fundamental e específica da espécie humana. Marx entende que o traço distintivo da humanidade seria o fato de o homem fazer do trabalho um projeto de sua vontade e de sua consciência. Para ele, o trabalho é a afirmação do homem como um ser consciente.
O trabalho tem sentidos diferentes para cada um. Na real, como todo mundo trabalha, poucos tem tempo de pensar a respeito dele.
Lady Gaga mantém o trabalho no topo da agenda, mas é impossível saber, pela declaração dela, se ela está mesmo gostando da coisa: “Eu sou uma garota ocupada. Eu vivo e respiro o meu trabalho.”
Bertrand Russell, o escritor, oferece de graça uma advertência para a musa pop: “Um dos sintomas de um colapso nervoso que se aproxima é a crença de que o trabalho é muito importante.”
Jerome K. Jerome, escritor e humorista ironiza à maneira inglesa: “Eu gosto do trabalho: ele me fascina. Eu posso me sentar e olhar para ele por horas.”
George Carlin ator e critico social, dá o texto dos ressentidos. Dos que se sentem prejudicados: “A lagarta faz o trabalho, mas a borboleta recebe toda a publicidade.”
Ronald Reagan, o ex-presidente americano e ex ator mediano, já falecido, fecha com os republicanos e não está nem aí para a classe trabalhadora: “Ouvi dizer que o trabalho duro nunca matou ninguém, mas eu digo, por que arriscar? ”
Alguns, como a cantora Lena Horne dão conselhos práticos: “Sempre seja mais esperto do que as pessoas que você contratar.”
Leonardo da Vinci, gênio em todas as coisas, não complica, apenas reconhece a realidade: ” A vida nos vende todas as coisas ao preço do trabalho”.
E assim, caminha a humanidade, neste back to business pós-férias de verão: cada um trabalhando à sua maneira. Nós, aqui Da Radar, fechamos com o sábio chinês Confúcio. Foi ele quem disse uma vez: “Escolha um trabalho que você ama, e você nunca terá que trabalhar em sua vida”.
Para complementar, cedendo com algum atraso à tentação das listas de fim de ano, elegemos arbitrariamente 10 tipos de trabalho que identificamos por aí.
Bom trabalho e um ótimo 2014 para todos!
Os 12 trabalhos de Hércules. Este comeu o pão que os deuses amassaram para ele. Mas deu conta da coisa.
O trabalho mais antigo do mundo Pouca gente desempenhou este com tanta graça quanto o personagem de Audrey Hepburn.
O trabalho que gera tensão social No filme Sindicato de Ladrões, Marlon Brando sentiu o gosto amargo da corrupção
O trabalho que escraviza Aconteceu e acontece em tempos pós modernos. Sebastião Salgado foi a Serra Pelada e registrou.
O trabalho que querem tirar de você Bette Davis tinha gênio infernal, mas era a meiga aí da foto quem atropelava. All About Eve é o filme.
O trabalho que faz você esquecer quem é A foto é de Edward Burtynsky, a realidade é de muita gente.
O trabalho que dá dinheiro Uma promessa contemporânea: tenha alguma ideia que ninguém teve e ganhe um milhão. E aí, vai arriscar? A Rede Social.
O trabalho criativo Apesar do discurso que venera a modalidade, este é raridade. E costuma te deixar assim, confiante e sem medo do ridículo.
O trabalho que você não tem vontade de ter, mas tem Quando lhe pediam para fazer algo, Bartleby respondia: Prefiro não fazer. Opção arriscada.
O que você ainda não tem Este é complicado. Te leva a fazer coisas que você nunca pensou que faria. Evite
Compartilhe a sua opinião!
Seu e-mail não ficara público. Campos requeridos estão marcados com *