Para a quinta edição e a primeira de 2016 do Barbante, convidamos todos ao Instituto Ling, em Porto Alegre, para debater a atual crise no calendário da moda e seu possíveis desdobramentos sobre a cadeia produtiva e sobre a cultura da moda em geral.
Os formatos de exibição e o calendários da moda estão contra a parede. Grandes marcas aceleram vendendo os produtos logo após o desfile, opção adotada no Brasil pela SPFW e recusada pelos franceses. Sob pressão, profissionais experientes estão optando por sair de cena. Como ficam marcas menores neste cenário? O que podemos esperar da moda no futuro próximo?
Para nos ajudar na discussão destes e de outros pontos contaremos com a mediação de Eduardo Motta, da Radar, e de Paula Visoná. O estilista Walter Rodrigues e as editoras de Moda Patrícia Parenza e Patrícia Pontalti, são os convidados.
Patrícia Parenza e Patrícia Pontalti (aspatricias) – Jornalistas especializadas em moda e design, são consultoras e produtoras de conteúdos para empresas, como Lojas Renner, Dakota, Grendene, Dell Anno e Roc Minesol. Além disso, Parenza foi roteirista e co-diretora da série Criadores do Brasil (GNT). Assinam a coluna Moda na Real e um consultório de estilo para a Revista Donna. Tem o site aspatricias.com.br e um quadro de moda na RBS TV/tVCOM.
Walter Rodrigues – Designer brasileiro, iniciou a carreira em 1983, como stylist na Revista Manequim. Depois disso trabalhou como designer em várias empresas de confecção tais como CORI e HUIS CLOS, até lançar marca própria e participar de várias edições do SPFW e posteriormente Fashion Rio. Walter colabora com o Sebrae do Estado do Piauí, trabalhando com uma comunidade de rendeiras. Desde 2005 coordena o Núcleo de Design Assintecal.
Eduardo Motta – Estudou Artes Visuais na Universidade Federal de Belas Artes de Minas Gerais. É consultor, editor de moda, diretor criativo e de conteúdos da Radar – Inteligência e Projetos de Moda | Autor dos livros: História do calçado no Brasil – um olhar histórico, RS, 2004 | O lugar maldito da aparência, editora Estação das Letras, SP, 2013 | Mestre Espedito Seleiro – Meu coração Coroado, editora Senac CE, 2016.
Paula Visoná – doutoranda em Comunicação Social pela PUC RS, mestre em Design pela Unisinos e graduada em Moda pela UCS. Coordena a especialização em Design Estratégico na Unisinos.
ONDE: Instituto Ling (Rua João Caetano, 440, Três Figueiras, Porto Alegre)
QUANDO: 12 de abril às 20h
INVESTIMENTO: R$ 50,00 e R$ 30 (estudantes)
Compartilhe a sua opinião!
Seu e-mail não ficara público. Campos requeridos estão marcados com *