Casa de Criadores tem veteranos, novos, Helen Rödel e artesania de luxo
Comandada pelo Andre Hidalgo, a Casa dos criadores é uma viga forte na consolidação da moda Brasil. Está na 31ª edição e um percentual bem alto de nomes que hoje transitam pelo mercado, ou desfilam nos line ups das fashion weeks “oficiais” do país, passaram por lá. Tem ainda a parceria com o Senac, que dá aos alunos a oportunidade de fazer seu primeiro desfile com suporte profissional e sob a supervisão do tipo-que-dispensa-comentários feita pelo Alexandre Herchcovitch. Na imagem acima, looks de Weider Silveiro.
Com tantos antecedentes e atrações, é no mínimo com respeito que se deve assentar em um dos lugares disponíveis no auditório do memorial da America Latina para acompanhar a programação. No entanto, ali, como em tudo que envolve o que ainda não foi filtrado pelo tempo, nada está necessariamente amadurecido, e ao respeito é preciso juntar um interesse robusto por essa moda em processo. Abastecido com fartura desse pré requisito, lá fui eu, e o primeiro dia da Casa de Criadores valeu cada minuto. Acima, Fernando Cozendey, Gilber Lopaka e Juliana Moriya, do Projeto Lab.
Entre os “novos” do line up quem impressiona é Helen Rödel, gaúcha que arregimenta uma seleta legião de fãs em torno da malharia original que ela faz. Rödel também apresentou o desfile melhor acabado, com boa edição e peças maduras, embalado pelo David Bowie de começo de carreira. A trilha é sixtie, assim como a modelagem que a estilista, forte candidata a vôos maiores, gosta.
Para dar ainda mais peso ao acontecimento havia a participação de Jum Nakao, apresentando coleção realizada durante último Dragão Fashion, em Fortaleza, no Ceará. O material, desenvolvido por um grupo de artesãos e designers com o Nakao como mentor é tocante, já falei sobre o assunto anteriormente, e não há como ficar indiferente à luxuosa apresentação que ele e a equipe extraíram de materiais banais e técnicas artesanais em tempo recorde. A coleção foi desenvolvida em apenas cinco dias!
De quebra, a Casa de Criadores realizou o concurso de camisetas Homofobia Fora de Moda, que selecionou 40 dos quase 200 projetos enviados, batendo com sensibilidade no preconceito. Assinado por Joelson Bugila, foi este o vencedor. A Casa de Criadores já é uma balzaquiana, mas esbanja vitalidade e concentra boa parte das possibilidades de futuro da moda brasileira. É de ir lá, ver e aplaudir. Quando você estiver lendo este post a edição atual já terá terminado. Mesmo assim, aí vai o line up completo, pois vale a pena saber quem passou por lá.
SEXTA (22.06)
19h30
TALENTOS SENAC
Aline Quevem
Claudia Santos
Juliana Rocha
Lorena Botti
Lorran Augusto
Marcelo Nagata
Maria Gabriele
Marina Duarte
Raphaela D’Apice
Yara Lua
20h30
PROJETO LAB
Gilber Lopaka
Juliana Moriya
Fernando Cozendey
CASA DE CRIADORES
Weider Silveiro
Jacinto
Ronaldo Silvestre
Helen Rödel
Walério Araújo
PARTICIPAÇÃO ESPECIAL
Jum Nakao
SÁBADO (23.06)
18h
PROJETO LAB
Jonathan Gurgel
Virgílio Couture
CASA DE CRIADORES
Ale Brito
Juss
Gabriela Sakate
Jadson Raniere
Luiz Leite
Arnaldo Ventura
20h
PROJETO LAB
Thiago Schynider
Teodoro e Anita
VÍDEO
Mark Greiner
CASA DE CRIADORES
Top Hat
Karin Feller
Rober Dognani
Danilo Costa
Sta. Victoria
Der Metropol
As imagens são do site do Senac e do Uol Moda
Compartilhe a sua opinião!
Seu e-mail não ficara público. Campos requeridos estão marcados com *