Comportamento: Geração Z
A Geração Z — os nascidos entre 1997 e 2012 — é para quem, atualmente, a moda está direcionando todas as suas forças. Embora seja suspeito e complicado dividir e entender as pulsões e desejos humanos por gerações, esta que está surgindo no horizonte e redefinindo estratégias de mercado, tem algo a dizer — como as outras também tiveram, mas sem o auxílio da palavra “cringe”.
De fato, o comportamento de consumo da Gen-Z é ligeiramente mais sustentável do que qualquer outra geração. Os chamados “Zoomers” já são considerados mais estáveis financeiramente, engajados com pautas ambientais, preocupados com a saúde e body-positive.
Nas redes sociais, eles demarcam forte posição quando se trata de estilo. No rastro de influência dos anos 1990, os Gen-Z são obcecados pelas bolsas baguetes, os sapatos de plataforma, as baby tees, os bucket hats e os óculos coloridos. Além é, claro, de terem sentenciado a morte do jeans skinny — uma vez que suas peças largas e confortáveis tem criado um novo vocabulário para a moda urbana.
Na última temporada, a marca norte-americana Coach, por exemplo, atualizou seu posicionamento, recebendo uma descarga elétrica bem ao gosto Gen-Z. A coleção do verão 2022 mergulhou no pastel da estação em amarelos e violetas, colares de miçanga, óculos Kurt Cobain e muita wide lag — a receita infalível para prender o coração de qualquer Zoomer.
Compartilhe a sua opinião!
Seu e-mail não ficara público. Campos requeridos estão marcados com *