Cosewing: produção de moda compartilhada
Faz algum tempo que algumas vertentes da moda buscam desenvolver e aprimorar procedimentos a partir de uma consciência do coletivo. Existe um movimento global que quer repensar a lógica de produção industrial, rever o que se usa, quem produziu e quais serão os impactos das escolhas feitas. Para um número crescente de pessoas, a coletividade e o compartilhamento são caminhos para possíveis soluções de problemas decorrentes dos métodos tradicionais de criação e produção. Um resultado dessa lógica são os coworkings ou, para a moda, os cosewings. Esse espaços oferecem a infraestrutura necessária para designers desenvolverem seus projetos tanto tecnicamente quanto conceitual e mercadologicamente.
A Malha, no Rio de Janeiro, foi um dos espaços recentemente criados com esse propósito. Inaugurada nesse ano e com o slogan de “Justo é o novo preto”, o espaço é uma plataforma que conecta criadores, empreendedores, fornecedores e consumidores, pensando em uma moda sustentável, local, colaborativa e independente. A Malha oferece coworking, cosewing, cursos e palestras, além de um laboratório de experimentação e um estúdio audiovisual.
Abrindo caminho para essa lógica, o Marco Pernambucano de Moda é uma escola de formação de estilistas e designers de moda voltada à profissionalização da criação e ao empreendedorismo, oferecendo suporte técnico, gerencial e formação complementar aos empreendedores. Criado em 2012, em Recife, o Marco abriga uma incubadora de empresas de design de moda e oferece espaços e serviços que poderão impulsionar essas iniciativas. Esse projeto é uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e é Núcleo Gestor da Cadeia Têxtil e de Confecções de Pernambuco, com financiamento da Petroquímica Suape, o que torna o programa sem custos para os selecionados. O programa tem como objetivo capacitar pessoas e empresas com projetos inovadores para que consigam desenvolver-se em operações sustentáveis, transformando projetos de moda em negócios. Assim, o Marco oferece assessoria para elaboração do plano de negócio das empresas, consultoria financeira e de marketing, consultoria jurídica, de planejamento, de recursos humanos, entre outros. O espaço também oferece espaços para criação de moda e showroom, salas de reuniões, acervo especializado para consulta e pesquisa – toda a infraestrutura necessária para o desenvolvimento de projetos de moda.
Essa lógica de espaço de Moda coletivizado chegou há pouco no Brasil, mas já tem papel importante para dar novo fôlego à lógica de produção local.
Mais um ponto marcado pela economia criativa!
Compartilhe a sua opinião!
Seu e-mail não ficara público. Campos requeridos estão marcados com *