DEMO² TAMBÉM É DESFILES, PERFORMANCES E EXPOSIÇÕES
Nos dias 10 e 11 de novembro, a DEMO² Design e Moda vai ocupar a belíssima arquitetura do Instituto Ling, em Porto Alegre, com diferentes manifestações. Saiba mais sobre este recorte da programação e agende-se para garantir lugar e testemunhar o que é que alguns dos melhores criadores nacionais vão apresentar por lá.
Sexta-feira
Na sexta feira, dia 10, quando as portas do Instituto forem abertas, já vai ser possível visitar a exposição da designer paulista Fernanda Yamamoto e uma instalação da Volta, marca de dois jovens designers do Rio Grande do Sul. Ambas permanecem abertas ao público das 11 às 21 horas na sexta-feira e no sábado.
Fernanda Yamamoto é, sem dúvida, um dos nomes mais importantes da moda nacional, e não apenas em função da singularidade do seu trabalho. A coerência da linha de pesquisa – muito bem conduzida também nos intercâmbios com seus colaboradores– contribui para situá-la nesta posição. Operando com experimentações técnicas e sólida investigação formal, ela confere à produção brasileira recente uma densidade rara. A mostra com vários looks e amostras de experimentos têxteis da criadora vai ocupar o delicado jardim interno do Instituto, ao final do corredor que dá acesso às salas de workshops e conversas da DEMO². Uma oportunidade rara de entrar em contato com uma roupa que, embora perfeitamente consumada como tal, é bem mais que mero produto.
Marcus Arnhold e Eliahu Cohen, ambos estudantes de arquitetura, criaram a Volta em 2016. Apresentaram uma linha de móveis e objetos que migrou para residências de clientes imediatamente conquistados pela habilidade da dupla em transformar sobriedade de recursos em peças de equilíbrio excepcional. Eles também são hábeis na forma de apresenta-las. Especialmente para a DEMO² conceberam uma surpreendente instalação interativa. Não deixe de visita-la na entrada da Mostra Comercial, ao pé da escadaria interna do Ling.
Às 19:45 é o momento de conferir uma performance concebida especialmente para a DEMO² pela dupla Itiana Pasetti e Carina Sehn. Itiana é sócia fundadora da Revoada, marca responsável por dar soluções possíveis (e atraentes) para o discurso (muitas vezes inconsequente) do aproveitamento de resíduos industriais no país. Carina é artista, performer e idealizadora de ações que promovem consciência corporal e se instalam entre a arte e o território das ações terapêuticas. Juntas, elas interagem em construções de imagens de moda com materiais que podem ser desde plantas a restos de tecidos. Dentro da arriscada e generosa tradição da performance como modalidade da arte, ambas estarão expostas a um estreito e prolongado contato com o público envolvidas na construção de um artefato vestível. Vai acontecer no foyeur do Instituto.
Às 20:30, Wendyel Borin, vencedora do Demo Acelerador 2017 desfila sua desconcertante versão da alfaiataria. Usando princípios do upcycling, ela desmonta e remonta peças masculinas para dar a elas formas e significados inteiramente novos. Prepare-se porque a gaúcha Wendyel, que aparece pela primeira vez na cena local, já faz sua estreia cercada de excelentes expectativas. Desde julho, depois de passar por uma banca com vários profissionais, ela vem recebendo mentoria especializada. Régis Montagna, em comunicação de marca, Vinicius Dambros e Ramon Steffen, em posicionamento e branding, Gabriel Vanoni em produto e Eduardo Motta em estilo e na direção do desfile. O fotógrafo Raul Krebs vai registrar a coleção e a escola Couture Lab de modelagem deu suporte técnico e abrigou a realização dos looks.
O desfile acontece diante da fachada interna, e todos estão convidados a assistir. A capacidade de público será determinada pelo generoso espaço longitudinal do foyuer do edifício. Mas é bom chegar antes e garantir.
Às 22 horas, no centro da cidade, a marca OhStudio faz uma intervenção relâmpago na festa que a DEMO² realiza em parceria com a ONNi. A apresentação é uma previa de luxo do que a marca preparou para o encerramento da programação no sábado à noite, no Ling. Os ingressos da festa estarão à venda pelo aplicativo da ONNi.
Sábado
A marca OhStudio, que vestiu um batalhão de transexuais na cena final do penúltimo desfile de Ronaldo Fraga, é a penúltima programação no Ling. Cibeli, que conduz a marca, optou por levar o que seria um desfile para o palco do teatrinho do Ling. E vai entregar, às 19:30 horas, uma dramatização com uso de dança, teatro e muito mais. Prepare-se, porque os 86 lugares devem se esgotar rapidamente.
Às 20:30 horas, a Nuz, marca conduzida pela Duda Cambeses, e exemplo acabado deste momento ímpar da produção gaúcha, encerra a programação. A proposta de desdobramentos de uso e função já rendeu uma peça que é forte candidata à condição de ícone do design de roupas dessa nova geração de criadores. A mesma linha de raciocínio – que toma forma em objetos moles de tecido redesenhados e manipulados pelx usuárix – é o mote da coleção que ela apresenta em uma performance na Demo². Duda recorre a elementos da dança e do teatro em formatos de apresentação intrigantes. São performances que não apenas expõe as muitas possibilidades da roupa como expandem seus significados através da participação expressiva de uma fiel trupe de performers.
Eduardo Motta, da Radar, participa da direção criativa das apresentações, sempre em parceria com os autores.
Aguarde novos posts com muito mais sobre a extensa programação da DEMO².
Compartilhe a sua opinião!
Seu e-mail não ficara público. Campos requeridos estão marcados com *