Design e Violência
Na última NYCxDesign, encerrada dia 18/05, nos chamou a atenção um dos debates da programação. Para comemorar a finalização de um projeto chamado “Design e Violência” o MoMA realizou um debate entre Gabriella Coleman e Larry Lessig centrado na liberdade digital e na violência online.
De acordo com o texto de divulgação do programa, o design tem um histórico de violência. Ele pode ser um ato de destruição criativa e uma espada de dois gumes. Pode nos surpreender com consequências intencionais ou não intencionais. No entanto, o discurso profissional tem sido dominado por vozes que anunciam apenas os êxitos comerciais e estéticos.
Armas como o AK-47 e os vírus de computador, por exemplo, seriam exemplos arquetípicos do entrelaçamento entre o design e a violência no século 20.
Para os organizadores do projeto, sob o pretexto de renovação urbana ou do clichê de inovação disruptiva, os designers de todos os tipos – de arquitetos, a designers gráficos e de produtos – têm desempenhado um papel na reconfiguração dos modos de vida, nos ecossistemas e filosofias morais. Apesar de todos pretenderem trabalhar para a melhoria da sociedade, tem sido fácil sucumbir ao lado negro de um dilema moral. Ou simplesmente errar.
“A violência é uma manifestação do poder de alterar as circunstâncias, contra a vontade dos outros e em seu detrimento. Reunimos uma vasta gama de objetos de design, projetos e conceitos que têm uma relação ambígua com a violência. Quase todos foram concebidos a partir de 2001. Vemos este ano como um divisor de águas porque ele marca mudanças históricas na evolução moderna da violência, como o início de uma guerra permanente contra o terror, o surgimento de construção da nação como uma alternativa à supremacia militar e a ascensão da guerra cibernética.”
Design e Violência, que é definido como uma experiência curatorial, foi organizado por Paola Antonelli, curadora sênior do Departamento de Arquitetura e Design, MoMA; Jamer Hunt, Diretor do programa de pós-graduação em projeto Transdisciplinar, Parsons The New School for Design; Kate Carmody, Assistente Curatorial, Departamento de Arquitetura e Design, MoMA; e Michelle Millar Fisher, Coordenador de Exposições do Departamento de Arquitetura e Design, MoMA.
O projeto existe também em formato de livro.
Compartilhe a sua opinião!
Seu e-mail não ficara público. Campos requeridos estão marcados com *