Fast fashion por Eduardo Motta e AsPatricias na Perestroika

Fast fashion por Eduardo Motta e AsPatricias na Perestroika

24 de abril de 2012 Moda 0

 

A semana começou com aula dada na noite de segunda feira por Eduardo Motta, consultor aqui da Radar, na Perestroika de Porto Alegre. O assunto foi democratização da moda e fast fashion. Eduardo apresentou-se em parceria com Patricia Parenza e Patricia Pontalti, que também  assinam a curadoria do curso FashionInc. 

Motta abriu abordando os antecedentes históricos que predispõe a moda contemporânea a ser o que é. Nesse primeiro bloco, houve grande envolvimento na discussão sobre a independência de opinião, ou falta dela, nos blogs de moda na atualidade. Em seguida ele expôs cases internacionais e nacionais  do fast fashion, trazendo para a pauta as estratégias e ferramentas de marketing utilizadas pelo fast fashion para se afastar da percepção exclusiva  de moda barata.

As ações de redes nacionais de fast fashion e um vídeo assinado pelo Nick Night para a Topshop  ( com Karlie Kloss, que aparece na imagem acima) foram outros pontos altos. Motta arrematou a aula com uma prospecção de forças que teriam o poder de influenciar o futuro dos negócios de moda: a moda como colagem de referências, as questões entre identidade regional e moda globalizada e variáveis do que ele chamou de moda ética, englobando transparência de métodos de produção, condições de trabalho e o emprego de matérias primas sustentáveis. Ele ressaltou ainda as implicações  simbólicas da questão de identidades  e mostrou como o feito à mão tornou-se  um trunfo de diferenciação da moda de luxo.

Foi um desses momentos raros, em que a moda é abordada de forma integral, como negócio e experiência cultural, e quem propiciou a ocasião foi a Perestroika,  uma escola incomum de Porto Alegre, que aborda assuntos que outras não abordam e, quando trata do que outras tratam, faz isso de maneira absolutamente original.

A Radar agradece o carinhoso convite feito pelas Patrícias para participar dessa edição do FashionInc. Acesse  www.perestroika.com.br  para saber mais sobre a escola.

 

Sobre o autor

admin:

0 Comments

Compartilhe a sua opinião!

Seu e-mail não ficara público. Campos requeridos estão marcados com *

Deixe um comentário