Instalação de Henrik Vibskov durante o London Design Festival
De 15 a 23 de Setembro, acontece a London Design Festival, evento que ocupa a capital britânica para exibir as melhores soluções de design, inovação, arte e entretenimento. Como parte da movimentação na cidade, o estilista dinamarquês Henrik Vibskov inaugura a instalação “The Onion Farm”, no Victoria & Albert, em Londres.
Vibskov tem dedo em vários ofícios: é estilista, músico, desinger de acessórios e interiores. E também faz instalações de arte, ocasionalmente. Este último ofício é o que ocupará a Tapestries Gallery no V&A — uma sala longa e estreita, mantida escura para preservar as peças históricas, onde estão alojadas tapeçarias raras de 1425 em diante. O comprimento da sala deu origem à ideia de uma instalação similarmente longa; cerca de 25 metros de ponta a ponta.
Além disso, a iluminação inspirou a ideia de cultivar algo no escuro. The Onion Farm do Vibskov é uma estrutura leve e dinâmica que gira ao longo da galeria. Escovas industriais, coloridas e “cebolas” têxteis vermelhas estão aparentemente penduradas e crescendo a partir da estrutura. A instalação irá, de acordo com as tapeçarias, criar uma forte impressão tátil, mas, na sua materialidade, contrastar com o espaço. Esse sentido de uma antiga técnica de tecelagem será refletido no novo trabalho, composto de fusos coloridos fiados com um tecido de malha.
Tal como acontece com muitas das instalações de Vibskov, os objetos do dia-a-dia são transformados, reunidos de uma nova maneira para dar aos espectadores um ponto de reconhecimento. Nesta peça, as cebolas de tecido penduradas no escuro formam uma estrutura que, combinada com as escovas industriais, simulam as condições naturais em que crescem. A ideia de usar design para comentar sobre a vida cotidiana traça paralelos com as tapeçarias e seu papel de refletir a perspectiva das pessoas do século XV sobre a vida.
Enquanto as tapeçarias não podem ser tocadas pelo público, The Onion Farm é para ser interativo; os visitantes são convidados a tocá-los e percorrê-los enquanto caminham pela galeria. Em alguns lugares a passagem se estreita e força o visitante a ser escovado enquanto se move. Inspirado pela representação de grandes cenas da natureza nas tapeçarias e sua variedade de pinturas da vida selvagem, esta instalação, da mesma forma, refere-se a elementos naturais, formas e cores, mas também comenta sobre o estado hiper-industrializado da agricultura hoje.
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