Leon Levinstein no MET
Leon Levinstein é um fotógrafo americano que nasceu em 1910 e morreu em 1988, conhecido pelas imagens de pessoas comuns nas ruas de Nova York, que ele capturou entre 1950 e 1980.
São imagens puras, em preto e branco, totalmente desprovidas de afetação e submetidas a um agudo senso de composição. É impressionante como ele estabelece proximidade com sua extensa galeria de tipos nestes instantâneos: banhistas, casais jovens, homens de negócio, malandros, prostitutas, travestis, pedintes, crianças, etc- e faz isso sem recorrer a nenhum elemento emocional.
A pesar do reconhecimento, Levinstein nunca se encaixou nos sistema comercial da fotografia, e permaneceu como um raro deleite para especialistas na área e outros fotógrafos, que volta e meia rendem homenagem ao seu trabalho.
Todas as imagens são em preto e branco e um bom número delas, parte do acervo do Metropolitan de Nova York está aberta ao público na mostra Hipsters, Hustlers, and Handball Players: Leon Levinstein’s New York Photographs, 1950–1980, de junho a outubro. As imagens são cortesia do MET.
Compartilhe a sua opinião!
Seu e-mail não ficara público. Campos requeridos estão marcados com *