Liisa Jokinen traz street style e experiência da moda finlandesa ao Brasil
Escritora freelancer, fotógrafa, curadora e stylist, Liisa Jokinen vive na Finlândia. Foi uma das pioneiras em blogs de moda e ajudou a definir o que hoje entendemos como fotografia de street style. É dela o Hel Looks, só com looks de rua, lançado em 2005. É especialista em moda finlandesa com vários artigos escritos sobre o assunto publicados na Europa, Estados Unidos e Japão. É uma das idealizadoras da Nopsa Biblioteca de Moda. na qual, em vez de livros, você pode retirar temporariamente roupas e acessórios. Os interesses de Liisa Jokinen incluem publicação on-line, sociologia da moda e as conexões entre arte, moda e design. Ela chega ao Brasil dia 21 de abril, em Fortaleza, onde permanece até o dia 27.
Além de conhecer um evento do porte do Dragão Fashion Brasil (Liisa deve comparecer aos desfiles e backstages do evento) ela faz a palestra de abertura e ministra um workshop no Dragão Pensando Moda, iniciativa do Senac que acontece em conjunto com a semana de moda da capital nordestina.
A vinda dela é resultado da segunda parceria entre a Radar e o Dragão Pensando Moda, o eixo do evento destinado a discutir os rumos da moda.( Na edição anterior a convidada foi a curadora Karen Van Goedtsenhoven, do Museu de moda da Antuérpia, o MoMu.)
A presença de Liisa Jokinen segue uma linha curatorial que privilegia o contato com profissionais estrangeiros com experiência paralela aos dos saturados centros globais de moda. São profissionais vindos de realidades nas quais as características regionais, a busca por identidade e o confronto com os grandes mercados estabelece desafios específicos para a cadeia da moda local.
Confira as atividades dela por lá.
Palestra – A experiência de moda finlandesa – Recentemente, alunos formados em escolas de moda na Finlândia conquistaram prêmios importantes e empregos em grandes casas europeias. Liisa Jokinen comenta este aparente boom da moda no seu país, que tem histórico curto na área, e a experiência de moda nos países onde a atividade tem longa história. Além disso, ela estabelece paralelos entre moda de rua e moda de passarela e fala sobre sua experiência com a fotografia de street style no Hel Looks, veículo que registra e acompanha esta evolução da moda no país.
Dia 24 de abril – 9:30 hs
Workshop – Fotografia de Street Style
Atividade interna – Técnicas e noções de captura de imagens de street style
Atividade externa – Colocando em prática o que foi aprendido
Atividade interna – Análise das capturas feitas pelos alunos
Dia 25 de abril – 13:30 hs
Compartilhe a sua opinião!
Seu e-mail não ficara público. Campos requeridos estão marcados com *