Marc Newson desenha tudo
Obcecado pelo modernismo futurista, Marc Newson é um designer australiano que manipula referências e proporções com elegância e simplicidade. Cada projeto dele é sempre uma experiência clara e objetiva com a forma e com o material empregados. Pouca gente duvida de que é ele o designer mais influente de sua geração, no topo da lista do que se convencionou chamar de design arte. Talvez a característica mais marcante do trabalho dele seja a absoluta falta de fronteiras. Newson desenha qualquer coisa, de roupas e jóias a naves espaciais e furadeiras com o mesmo frescor, e parece fazer isso com um prazer que atinge em cheio quem usa e vê. Veja alguns projetos icônicos.
Ao ler sobre ele é quase certo encontrar alusões aos Jetsons, e é mesmo impossível não detectar algo do cartoon futurista do começo dos anos 60 embalando a Lockheed Lounge (1986), por exemplo, que é toda em alumínio e declaradamente inspirada em Le Corbusier. Algo como uma bolha de mercúrio, ela não vendeu nada quando foi lançada e parecia condenada ao fracasso. Em 2010 o modelo original alcançou dois milhões de dolares em leilão. Nada mal.
Desde 2003 ele colabora com a marca de roupas G Star.
Este projeto de 1999 para a Ford ganhou o nome da cor pantone laranja 021C.
Este projeto para Nike (2004) foi inspirado na estrutura orgânica de criaturas microscópicas chamadas radiolários de água.
Este jatinho individual, o Kelvin40, de 2003, foi realizado para a Fundação Cartier.
Maçaneta para a Erreti de 2001.
Colar Julia, 2009, para a Boucheron. Relógio Solaris, 2008, para a Ikepod.
A estética de Newson foi empregada no projeto do Astrium, em 2007. Ele já trabalhou em outros projetos aeroespaciais e a cinco anos é o diretor criativo da Qantas Airways, desenhando desde a iluminação, até assentos, louça e talheres para a frota de jatos A380 da Airbus.
A pergunta é: O que é que este cara ainda não desenhou?
Compartilhe a sua opinião!
Seu e-mail não ficara público. Campos requeridos estão marcados com *