Marina Abramovic, Adidas, SHOWstudio e Copa do Mundo
Em colaboração com a Adidas e o SHOWstudio, a artista performática Marina Abramovic remontou sua performance Work Relation repensando-a de forma a associá-la com a Copa do Mundo de 2014.
A performance foi executada pela primeira vez por Abramovic e seu parceiro Ulay no Teatro ann Rijn, na Holanda, em 1978. Como na versão original, performers transportam pedras de uma extremidade de um ambiente para a outra usando o “trabalho em equipe, disciplina e perseverança” para cumprir a tarefa. O número de artistas participantes foi aumentado para onze, mesmo número de integrantes de um time de futebol. Todos vestem um robe do MAI (Marina Abramovic Institute) e calçam o clássico tênis Samba da Adidas, lançado em 1950 para ser usado em treinos.
Não há nada de hermético na ação. A intenção é mostrar a força e a importância do trabalho em grupo. Marina se aproveita da visibilidade oferecida por uma marca do porte da Adidas e da Copa para conferir significados à ação colaborativa através da performance, linguagem que ela adotou e por cuja longevidade e pertinência ela tem todos os créditos na atualidade.
A ação soa ainda mais assertiva neste pós 8 de julho de 2014, de certa forma mimetizando a eficiência e a simplicidade do jogo colaborativo com o qual alemães eliminaram o time brasileiro da competição.
Confira no vídeo abaixo:
Compartilhe a sua opinião!
Seu e-mail não ficara público. Campos requeridos estão marcados com *