MILAN DESIGN WEEK 2018 VEM AÍ
Quem se interessa por design, arquitetura e é fascinado pelas inesgotáveis possibilidades estéticas do universo do mobiliário e afins, provavelmente já deve estar com a data circulada em vermelho na agenda. Todo mundo contando os dias para a Milan Design Week. Em 2018, a 57ª edição acontece entre os dias 17 a 22 de Abril.
O Salone del Mobile, evento principal da semana, receberá 2 mil expositores encarregados de apurar as novidades e projetos de móveis, inovações têxteis e elementos decorativos. No mesmo espaço, acontece a 20ª edição do Salone Satellite — uma espécie de acelerador voltado para novos designers e projetos criativos; a Eurocucina — Exposição Internacional de Mobiliário de Cozinha que acompanha bienalmente o Salone del Mobile, desde 1974, e também o Salone Internazionale del Bagno — que passou a integrar a semana de design em 2006.
PARALELO
Durante a Fuorisalone, muitos dos locais de Milão tornam-se co-protagonistas do evento, com horários de funcionamento mais longos e atividades especiais. Antigos espaços industriais, edifícios históricos geralmente fechados ao público, pátios escondidos, oficinas artesanais e showrooms de moda interagem com a semana fortalecendo a ideia de uma instalação dentro de uma instalação. Além disso, durante a Semana de Design, marcas importantes com pontos de vendas localizados nos distritos de design da cidade apresentam suas novas coleções e organizam eventos culturais com música ao vivo e entretenimento.
Fizemos aqui um compilado com algumas das marcas e das intervenções que vão acontecer na cidade durante os seis dias de evento:
o SIMULADOR DE ESTAÇÕES DA CARLO RATTI
O projeto “Living Nature” do arquiteto italiano Carlo Ratti e do Studio Römer ficará posicionado na Piazza del Duomo e funcionará como um pavilhão jardim permitindo que todas as quatro estações coexistam sob o mesmo teto. A instalação temporária de 500 metros quadrados utiliza sistemas de gerenciamento de energia como células fotovoltaicas, acumuladores e bombas de calor, para permitir e controlar as quatro estações simultaneamente. O objetivo é explorar a relação entre a natureza e a vida, enquanto esquentam as discussões sobre design sustentável em nossas habitações.
A CELEBRAÇÃO DA ERA DISCO DA GUFRAM
A história da Gufram e da mobília de apelo noturno remonta aos tempos tumultuados e fascinantes do design radical italiano dos anos 60 e 70. . No Salone del Mobile deste ano, a marca de móveis italianos homenageia seu histórico extravagante com a “Disco Gufram”, um espaço que combina o passado e o presente através de uma coleção de móveis inspirados na dourada era do disco. Para isso, o time da Gufram e o diretor de arte Charley Vezza convidaram três grupos de designers para contribuir com a ideia de uma discoteca surreal, que promete ser uma experiência energética e fora do comum.
O STONEHENGE INFLÁVEL DE JEREMY DELLER
Na véspera de abertura da Semana de Design, o artista britânico Jeremy Deller leva a Milão uma gigantesca instalação inflável com a reconstrução em tamanho natural do sítio arqueológico de Stonehenge. O monumento com 35 metros de diâmetro faz parte de uma série de trabalhos do artista em que promove uma ressignificação de eventos históricos e sua influência na cultura popular e nas expressões folclóricas. As instalações de Deller são caracterizadas pela participação do público. Promovem experiências sociais com esculturas, performances e vídeos que incentivam as trocas e a agregação entre os participantes.
AS CADEIRAS FUTURISTAS DA NAGAMI
A recém lançada empresa espanhola Nagami é uma curiosidade no universo do design, desenvolvendo projetos que estavam a espera das tecnologias certas para ganharem vida. Na Semana de Design, quatro cadeiras vanguardistas criadas por ela em parceria com veteranos do design, entre eles Zaha Hadid, Ross Lovegrove e Daniel Widrig, promovem o inovador primeiro projeto deles intitulado “bravo novo mundo: repensando o design e a impressão 3D robótica em larga escala”. O projeto traz peças criadas a partir da extensa pesquisa com impressão 3D e experimentação de materiais. O resultado toma forma em cadeiras que podem ser coloridas de maneira empática ao ambiente por sensores adaptáveis às posições do corpo.
A RECICLADORA PORTÁTIL DA MINIWIZ
Uma solução com toque futurista para a poluição dos plásticos também aporta na Semana de Design. A Trashpresso é a primeira usina gigante de reciclagem movida a energia solar e portátil do mundo que transforma lixo em azulejos. Criada pela miniwiz, a Trashpresso compacta resíduos em cinco etapas simples: retalhamento de materiais antes da lavagem, secagem ao ar, desumidificação e cozimento em moldes hexagonais. O resultado são azulejos arquitetônicos duráveis e resistentes feitos de plástico PET. Desde que foi revelada em Xangai, em 2017, a Trashpresso impressionou o público com sua capacidade de compactar até 50 kg de lixo por hora e de sua pegada hídrica zero, já que opera num sistema de looping de litragem.
O ROBÔ ESCRITOR DA CARLO RATTI
O escritório de arquitetura Carlo Ratti Associati desenvolveu um robô de escrita inteligente que pode desenhar e apagar imagens em qualquer superfície vertical, desde quadros brancos até vidro ou gesso, transformando-o em uma tela onde desenhos e mensagens podem ser projetados. O scribit é um dispositivo robótico formado por motores embutidos e quatro marcadores coloridos que pode ser instalado em menos de cinco minutos e desenhar, cancelar e redesenhar novas imagens, oferecendo a possibilidade de programar e imprimir um novo desenho na parede todos os dias.
Compartilhe a sua opinião!
Seu e-mail não ficara público. Campos requeridos estão marcados com *