Moda e ciência: novas propriedades nanotecnológicas
Tecidos criados a partir de nano partículas e que poderão monitorar nossa saúde já atingiram as manchetes no passado. Mas e se houvesse um tecido que ajudasse na cura de infecções? Os pesquisadores da Cornell University desenvolveram um material capaz disso e muito mais.
A estudante da universidade, Olívia Ong foi a responsável por criar as primeiras peças neste material, expostos no desfile dos formandos da universidade. Os vestidos da coleção foram feitos em um algodão composto por nanopartículas de ouro ou prata eletrostáticas, capazes de matar bactérias e vírus. A prata é um antiséptico natural, uma propriedade que, segundo o cientista Juan Hinestroza, faz com que o material dispense lavagens e seja a prova de manchas.
Além destas vantagens, o tecido também bloqueia raios UV, fornece isolamento térmico e não desbota. Seria este material que caracterizaria novos rumos da moda dos anos 2000? Ainda sem investidores, o material custa em média $10,000 por metro quadrado. É de aguardar para a próxima década.
Compartilhe a sua opinião!
Seu e-mail não ficara público. Campos requeridos estão marcados com *