Monette, Maddy e identidade
Estas são algumas imagens de uma série que a fotógrafa Maja Daniels realizou com as irmãs Monette e Maddy.
Gostamos tanto que nem temos muito o que dizer. Melhor que fale a autora. Veja alguns trechos do que Maja diz a respeito delas e do trabalho.
“Monette e Mady são gêmeas idênticas. Eles têm vivido toda a sua vida juntas e são, como se costuma dizer, inseparáveis. Eu as vi pela primeira vez nas ruas de Paris e fiquei imediatamente fascinada por seus trajes idênticos e pela linguagem corporal sincronizada. Como eu não podia acreditar nos meus olhos, lembro-me de pensar que elas não poderiam ser reais. Quando me aproximei, não fiquei surpresa ao descobrir que muitas vezes elas terminam as frases uma da outra e que elas se referem a si mesmas como eu em vez de nós. Nem Mady nem Monette se casaram ou tiveram filhos e elas sempre comem o mesmo tipo de comida em porções idênticas. Elas não apenas compartilham uma estreita relação como irmãs; elas agem como um casal, modelam e dançam juntas e a cidade de Paris é o seu palco principal.”
“Às vezes Monette e Mady não entendem muito bem por que eu quero documentar a sua vida cotidiana. É um desafio interessante para mim para fazê-las ver como sou fascinada por esta existência simbiótica que é tão natural para elas. Mady e Monette são indiferentes a muitos estereótipos que estão relacionados ao envelhecimento. De fato, há muito tempo deixaram de celebrar seus aniversários e desafiam quaisquer noções preconcebidas relacionadas com o envelhecimento.”
“A maioria das pessoas busca um parceiro para compartilhar sua vida e grande parte da nossa identidade é construída em torno desta condição. À medida que somos confrontados com a relação radicalmente única e visceralmente encarnada de Mady e Monette, somos confrontados com sentimentos de fascinação, mas também de desconfiança. Este projeto atua nesta região fronteiriça. Ao entrarmos no jogo orquestrado pelas irmãs, somos levados a lidar com noções de identidade e a nos perguntarmos: é possível que elas sejam a mesma pessoa duplicada? “.
Maja Daniels é sueca, vive e trabalha em Londres. Ela já foi assistente de Peter Lindbergh, ganhou vários prêmios e tem um trabalho singular. A começar pelas imagens de uma nitidez que não é apenas técnica e diz respeito à própria clareza com a qual ela encara seus “assuntos”. O centro das atenções dela gira em torno do corpo e das associações dele com identidade. Interessam a ela o envelhecimento e a falta de representações visuais relacionadas a gerações mais velhas no ocidente. Vale a pena conferir no http://majadaniels.com/about/.
As imagens foram baixadas do site da autora.
Compartilhe a sua opinião!
Seu e-mail não ficara público. Campos requeridos estão marcados com *