O dobra e desdobra de Miyake

O dobra e desdobra de Miyake

4 de dezembro de 2010 Design, Moda 0

132 5 Issey Miyake é uma nova marca, mas é também uma invenção, ou melhor, uma evolução dos processos criativos do estilista japonês. A coleção derivada desta nova safra de investigações é uma união entre as técnicas de fazer roupa e a matemática.

Cada peça expande do bidimensional para formas geométricas que se transformam em saias, blusas, calças e vestidos.

A partir da combinação de escalas diferentes dos padrões matemáticos que norteiam o corte, chega-se aos modelos e a um eficiente aproveitamento dos tecidos. O projeto é inspirado no trabalho do cientista da computação Jun Mitani e o nome 132 5 nasceu do próprio processo. 1 significa  apenas uma peça de roupa, 3 a forma tridimensional, 2 o estágio bidimensional em que a roupa é armazenada. O 5 com o espaço que o antecede está relacionado com o tempo para se desdobrar e vestir a peça.

Todos os estágios da coleção estão devidamente planejados. É o caso das lojas que venderão as roupas. Projetadas pelo designer japonês Tokujin Yoshioka especialmente para este fim e apelidadas de “way off selling” (forma de vender). Os manequins transparentes suspensos do teto mostram a roupa pronta, acima dela ainda em duas dimensões, e um I Pad ajuda a entender todo o processo.

Sobre o autor

eduardo:

0 Comments

Compartilhe a sua opinião!

Seu e-mail não ficara público. Campos requeridos estão marcados com *

Deixe um comentário