O poder de fogo da roupa-escultura de Nick Cave
Em relação às roupas, o artista performático Nick Cave lida com diferentes níveis de percepção sensorial, mas, além de expandir as formas de relação com elas, ele também opera em viés político-social. Recentemente, propôs uma instalação que trata da realidade desigual entre negros e brancos.
Soundsuits é sua obra mais conhecida. Foi ela que o afirmou como um artista de statement forte e contemporâneo. Trata-se de esculturas feitas a partir de materiais reciclados, encontrados em antiquários, e de objetos religiosos africanos. São esculturas vestíveis e ganham vida através de sons que se originam do movimento do corpo que as veste.
São obras visualmente ricas que enveredam por questões de sexo, gênero e raça, neutralizando esses fatores quando são vestidas e a atenção do espectador se volta para a performance e para a experiência sonora transcendendo o aspecto material.
A última instalação do artista, Until, tem ligação com as soundsuits, mas pesa ainda mais a mão em assuntos políticos e sociais da atualidade. Está exposta no Mass MoCa de Massachussets, nos Estados Unidos, em um espaço enorme, comparável a um estádio de futebol. O título, Until, faz referência à citação “Innocent until proven guilty” – inocente até que se prove o contrário, em tradução livre. Uma alusão às ondas de massacre de negros por parte da polícia norte americana.
Cave afirmou, em entrevista ao The New York Times, que a percepção das pessoas sobre a sua pele é responsável pela inversão da presunção de inocência, e o artista denuncia essa violência na instalação. Visualmente rica, com objetos do mesmo universo que compunham as soundsuits, a percepção positiva é quebrada por armas de fogo, cartuchos de munição e alvos em meio a todos os outros objetos.
Discursos críticos sobre situações políticas e sociais mundiais estão ganhando terreno em diversos campos, desde a moda até as artes visuais, conduzindo estas manifestações para territórios distantes do entretenimento. Nesta vertente, Until entra para o calendário de boas exposições deste ano.
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