O que foi a DEMO –Design & Moda – Porto Alegre?
Três dias recheados de conteúdos consistentes, de experiências contagiantes com a moda, com o design, com pessoas incríveis e com ótimos profissionais. O que mais podemos dizer sobre esta primeira edição da DEMO? Não vai ser fácil explicá-la, mas vamos tentar apresentando um pouco do que rolou por lá.
Uma experiência com a arquitetura
Os espaços do Instituto Ling puderam ser explorados de outras maneiras, vistos por novos ângulos e habitados de outras formas. Amplos e calmos, acostumados às vozes baixas e a conteúdos mais próximos da arte e da filosofia, eles foram testados como espaços para diferentes atrações e para uma enorme diversidade de ideias.
Muitas horas de boa conversa
Designers de moda, artistas gráficos, stylists, publicitários, fotógrafos, assessores de imprensa, agente de modelos, editores, jornalistas, bloggers, professores, pesquisadores, empreendedores criativos, profissionais de beleza, artistas plásticos e produtores sentaram-se – com seus pares ou misturados – para dialogar. A intensa troca de experiências e o reconhecimento por parte destes atores de que há sim uma cena criativa efervescente na cidade estão entre os saldos positivos da programação.
O contato estreito com criadores de moda
Criadores de várias marcas de moda abriram seus processos ao público. Cada um à sua maneira, todos eles estiveram expostos às perguntas, receptivos às trocas, dispostos a revelar as motivações que os levam a se expressar através de roupas. E a falar das inquietações e expectativas diante deste universo de objetos tão efêmeros e práticas tão exigentes.
Plataforma de lançamentos
Um livro, uma performance, filmes, várias coleções e ótimas ideias partiram da DEMO. Espera-se que voem alto e ganhem muitos e novos espaços.
A hora e a vez do Projeto Acelerador de Marcas
As três marcas finalistas do projeto que movimentou a cena criativa em 2016 tiveram seu momento na DEMO. Seus criadores circularam pelo Instituto, trocaram ideias com o público, exibiram filmes e venderam peças na Mostra Comercial, entre outras participações. Quem não os conhecia agora sabe a que vieram. Nenhum deles está aqui apenas de brincadeira. Turma poderosa essa!
Exposição
Looks emblemáticos de 6 marcas estiveram todo o tempo expostos e disponíveis à apreciação. Dava pra ver de perto as costuras, os cortes, os pontos…
Gastronomia
A gastronomia do Ling ganhou o reforço temporário de experts em pâtisserie e deliciosas comidinhas salgadas. Também entraram em cena drinks mais que criativos e cervejas artesanais à vontade. Tudo vendido a preços bem acessíveis.
Salão de beleza
Era só pegar uma senha na recepção e pronto: sua hora com um profissional de primeira linha de make e cabelo estava garantida a custo zero. Dá para acreditar?
Negócios e contatos
Curada com todo carinho, a Mostra Comercial reuniu marcas que ofereceram produtos variados, todos eles devidamente alinhados por denominadores comuns como potência criativa e originalidade. Quem foi, viu e comprou sabe do que estamos falando. Além disso, o ambiente favoreceu trocas e contatos. Quem esteve lá também sabe disso.
Um olho aqui e outro lá
A Demo nasce em Porto Alegre, mas quer abrir uma conversa que vá longe e chegue a outros e novos lugares
Desfile
A PHSD coloriu o domingo com uma coleção de saias plissadas e brilhantes, bombers transparentes em organza e t-shirt ampla com uma enorme lua aplicada sobre ela. Mas estas são apenas algumas das peças que brilharam sob o sol da tarde e contra o branco da arquitetura do Instituto. Paulo Saul soltou as rédeas da irreverência e não economizou nos detalhes surpreendentes para compor seu verão distópico. O público, é claro, aplaudiu e comemorou junto com ele.
Mais uma realização do Barbante
Resultado de um feliz encontro entre a Radar Consultoria e a equipe da Pandorga, em 2016 o Barbante trouxe nomes importantes do cenário da moda para conversar com o público de Porto Alegre. Juntos também agitamos o mercado com um projeto de aceleração de marcas. Com a DEMO fechamos o ano exatamente como queríamos: apresentando novos talentos, promovendo o diálogo entre os atores da cadeia criativa e colocando todos nós que participamos dela mais próximos uns dos outros. Ninguém realmente faz nada sozinho, como sabemos, e foi preciso um time de primeira, de amigos, simpatizantes, patrocinadores e apoiadores para que a DEMO se tornasse real. Qualquer forma de agradecimento não vai dar conta de dimensionar o quanto a gente reconhece isso.
Compartilhe a sua opinião!
Seu e-mail não ficara público. Campos requeridos estão marcados com *