Referência 1960: Verushka fotografada por Rubartelli
Uma referência poderosa para o período é a super modelo Verushka. Na imagem acima ela aparece em cena do filme Blow Up, de Antonioni, personificando a musa do personagem fotógrafo interpretado pelo David Hemmings.
Mas é particularmente nas imagens clicadas pelo fotógrafo Franco Rubartelli que encontramos intacto o espírito da moda da época, misto de objetividade do desenho com visão idealizada do futuro e um registro marcante das transformações do comportamento feminino.
Verushska não tinha o biótipo Twiggy, era grande e imponente, e sua presença é mais próxima da sensualidade com a qual os anos 60 são reinterpretados hoje.
Não faltam exemplos na moda atual da década que encurtou a roupa feminina e e geometrizou a silhueta. No Brasil, recentemente, a New Order desfilou coleção de acessórios inspirada nos anos 60 acompanhada por figurino idem. Por aqui e pelo mundo, vestidos retos e curtos tomam a dianteira nas vendas. Tem ecos destas duas coisas na coleção MB Extra e Gloria Coelho.
Imagens: cena do filme Blow up, várias de Verushka por Rubartelli e acima imagens da moda Brasil Inverno 2012, Agência Fotosite
Compartilhe a sua opinião!
Seu e-mail não ficara público. Campos requeridos estão marcados com *