Ronaldo Fraga é a grande ausência da SPFW Inverno 2012
Alegando ter tido um ano intenso, e deixando no ar algumas fagulhas sobre o que anda pensando a respeito da moda, Ronaldo Fraga é a grande ausência dessa edição da SPFW. A confirmação saiu um pouco em cima da hora, é verdade, e a baixa de alguém do calibre dele no line up inevitavelmente aciona especulações. O fato é que Ronaldo é um criador com uma visão diferente do assunto moda, atento a outras formas de manifestação e é de se esperar deles decisões coerentes com suas inquietações e não com a lógica do calendário formal. Em carta à imprensa ele encerra (ou abre?) a discussão.
“Paro, logo existo
A moda acabou? Pelo menos da forma como a conhecíamos, acredito que sim. O desenho de um novo tempo nos pede novas funções para roupas, corpos, móveis e imóveis.
Termino este ano com um saldo de seis coleções de moda, coleções de coisas para vestir a casa, quatro exposições multimídia, direção criativa de grandes eventos, pesquisas, conversas e projetos em todo esse Brasil varonil…!
Toda essa intensidade de acontecimentos me permite agora experimentar um desejo de, depois de 17 anos desfilando regularmente duas coleções anuais, não desfilar na temporada do próximo inverno.
Parar para respirar, para observar o entorno, para investigar outros suportes para o pensar, o expor, o produzir e o comercializar moda no Brasil.
Meu tempo pede isto: a possibilidade de estabelecer diálogos mais estreitos com outras frentes, caminho que já venho trilhando.
No início de 2012 trocarei a realização de um desfile pelo lançamento de um livro, o “Caderno de Roupas, Memórias e Croquis”.
Em outras palavras, na próxima temporada, trocarei a passarela por uma pausa e por uma escolha pela concentração em palavras, riscos, rabiscos e desenhos.
E as roupas, impertinentes, continuarão por lá.
Feliz Ano novo!
Carinhosamente,
Ronaldo Fraga”
Compartilhe a sua opinião!
Seu e-mail não ficara público. Campos requeridos estão marcados com *