Rosie e os 21 homens
É curioso observar como na fotografia de moda contemporânea, a despeito do controle exercido pelas publicações e pelo direcionamento de imagem das marcas, alguns fotógrafos conseguem furar o bloqueio e impor uma assinatura. O norueguês Solve Sundsbo é um deles. Não é a toa que as fotos dele cruzam fronteiras para frequentar galerias e museus.
Este mês ele inaugura nova exposição com imagens de vários rapazes e de uma pequena macaca. A mostra foi batizada de “Rosie e os 21 homens”. A escolha de Sundsbo por juntar o animalzinho fêmea ao número específico de machos humanos não se explica facilmente. De toda forma cumpre o papel de embaçar considerações lógicas e expectativas monótonas. Aceito este viés, restam as imagens, e disso ele entende.
Imagens de moda tem um papel interessante na evolução da fotografia. A técnica é recente, assim como a moda, da maneira como a entendemos hoje. De modernas a contemporâneas, as duas evoluíram juntas, ou pelo menos com muita proximidade. O resultado é que na hora de tratar da história da fotografia, é impossível fugir dessa modalidade específica, a fotografia de moda.
Categorias à parte, neste terreno, assim como acontece com o foto jornalismo de primeira linha, desaparecem hierarquias dadas por motivações, temas e destinações para restar a qualidade imponderável da imagem. Sebastião Salgado e Richard Avedon são autores de algumas das imagens que habitam o imaginário universal. Elas compartilham de um nível de apreciação, no qual desaparecem as diferenças de origem. O garimpeiro de Serra Pelada e Dovima, ondulante dentro de um Dior entre dois elefantes, podem contar histórias diferentes, mas sobrevivem igualmente como imagens matriciais.
Voltando a Sundsbo, do extenso currículo dele ficamos com o início de carreira como assistente de Nick Night, o editorial com sombras para a Numéro de 2008 e os clicks da Savage Beauty, mostra póstuma de Alexander McQueen no Metrolpolitan. Também é dele o filme com os lenços de McQueen, assunto do post anterior da Radar.
Shoot Galery
Oslo – Noruega
De 26 de outubro a 07 de dezembro de 2013
De terça-feira a sexta-feira de 12 às 17 hs
Sábados 12 as 16 hs
Compartilhe a sua opinião!
Seu e-mail não ficara público. Campos requeridos estão marcados com *